O Prefeito Anízio de Souza e o Vice-prefeito Aloísio Salvatti descerraram oficialmente a placa que denomina o Portal Turístico de Porto União de José Tarlombani. O evento foi realizado na manhã deste sábado, 10.
Apesar de aprovada a lei em 2011 que dá o nome ao Portal, até o momento não havia nenhuma indicação do nome oficial do local, que é um ponto turístico.
A família de José Tarlombani entrou em contato com a administração municipal para que fosse colocada a placa, pedido este atendido pelo Prefeito Anízio de Souza.
A filha de José Tarlombani, Dona Terezinha falou em nome da família, “nós recebemos isso com muita alegria e sentimento de coisas boas. Isso mostra que pessoas simples, mas, com coração aberto são importantes na vida de outras pessoas e no desenvolvimento da nossa cidade”, disse.
“O nome foi aprovado e assim como a família, a administração estava preocupada em colocar a placa que denomina o nome do Portal. José Tarlombani foi uma pessoa importante aqui na região do Pintado e é justa essa homenagem”, destacou o Vice-prefeito Salvatti.
O Prefeito Anízio de Souza lembrou que José Tarlombani foi um dos responsáveis pela construção da primeira capela da comunidade do Pintado. “A família entrou em contato com nós pedindo a colocação da placa no Portal e atendemos ao pedido da dona Terezinha, que é filha de José Tarlombani. E hoje ao lado de toda a família conseguimos colocar a placa com a denominação do Portal que fica na entrada do Município. Ele foi um dos primeiros moradores da região do Pintado e ajudou a desenvolver essa região e pela construção da primeira Capela”, afirmou o Prefeito Anízio.
Participaram ainda da cerimônia os vereadores Almir Borini (Presidente da Câmara), Osmar Martins, Paulo Kovalski e Alceu Jung, os secretários municipais Paulo Buch (Administração), Marcos Vieira (Desenvolvimento Social), o gerente regional da Fatma, Ivo Dolinski entre outras autoridades.
Histórico José Tarlombani
José Tarlombani nasceu no dia 17 de março de 1905, no Bairro de Santa Rosa, em Porto União – SC. Filho de Vitório Tarlombani, natural da Itália, que foi um dos primeiros moradores de Porto União, e de Eudóxia Tarlombani, natural da Áustria.
Casou-se com Ana Alikexeveski Tarlombani no dia 17 de julho de 1936, na Igreja Matriz de Porto União.
Desta união o casal teve duas filhas: Divahyr e Terezinha Evani.
Logo após a união matrimonial, o casal foi residir na Comunidade do Pintado, iniciando a colonização neste local. O casal deu impulso na construção da primeira Capela da comunidade, pois no dia da primeira festa realizada para este fim choveu, então foi terminada a realização da festa na pequena casa do casal Tarlombani.
José Tarlombani ajudou e lutou para que fosse construída a escola da comunidade, em cujo prédio funciona regularmente até hoje. Trabalhou trinta anos no DER, no trecho da Estrada de Rodagem que vai do Pintado a São Miguel da Serra.
Faleceu no dia 6 de maio de 1992 na comunidade do Pintado.