PRAÇA ENCANTADA: Personagens das fábulas invadem a Hercílio Luz

Protagonistas de filmes infantis também aparecem neste sábado, 29, em evento organizado pelo Lions e Leo Clube de Porto União

·
Atualizado há 9 anos

Foi um delírio para as crianças. De repente, logo após a apresentação da Banda Marcial João Fernando Sobral, personagens das histórias infantis tomaram a Praça Hercílio Luz. Malévola, Peter Pan, Branca de Neve, fadas, princesas, príncipes, guerreiros e as irmãs, Elza e Anna, do queridíssimo Frozen, chegaram juntos. Para os baixinhos, o ápice de todo o evento realizado no sábado, 29, na Praça Hercílio Luz, em Porto União.

Embora aclamada pelos “sustos”, a iniciativa ocultava, de fato, seu verdadeiro objetivo: resgatar a leitura e promover a doação de livros. Deu certo. Durante toda a tarde, pais, mães e avós visitaram o espaço. A maioria, com um livrinho na mão. A vovó Laudy Rodrigues Calixto Marques foi até a praça com o marido e com o neto. O trio fez sua doação literária. “Isso ajuda as crianças a lerem mais”, resumiu Laudy.

O projeto Praça Encantada foi uma iniciativa do Lions e do Leo Clube de Porto União. Conforme a organização, o mês de agosto marca justamente ações do gênero, que engajam jovens das entidades em eventos voltados à comunidade. “O evento quis resgatar a leitura. Fizemos as campanhas nas escolas, incentivando os jovens a arrecadar livros para doar. Já no evento, trouxemos as crianças para brincar com os personagens de contos de fadas”, resumiu o presidente do Caminho das Águas, Laércio Silveira.

Entre outras entidades, o evento contou com o apoio do Senac que, durante a tarde, levou à praça uma trupe de palhaços animados, cheios de alegria, que brincaram com os baixinhos. No palco, teve ainda zumba, para adultos e pequenos.

O “Praça Encantada” terminou perto das 17 horas. Todos os livros doados pela comunidade serão repassados para instituições mais carentes. Além disso, a ação garantiu a doação de R$ 2 mil para a escola João Fernando Sobral. “Arrecadamos isso numa pastelada e vamos repassar para a banda, para que eles reformem seus equipamentos. Não é muito, mas deve ajudar”, sorriu Silveira.

Fotos: Mariana Honesko