Na manhã deste domingo (29/03) o prefeito Pedro Ivo Ilkiv, acompanhado de diversos representantes da comunidade ucraniana no Brasil, dentre eles o embaixador da Ucrânia no país, Tronenko Rostyslav, reinaugurou a Praça da Ucrânia, em União da Vitória. Nela, foi colocada a estátua do artista, poeta e idealista na luta pela liberdade do povo ucraniano Tarás Shevchenko, maior ícone reverenciado da etnia. Antes do ato, foi celebrada missa na Igreja São Basílio Magno, com presença do vice-prefeito, Jair Brugnago, representando a Prefeitura.
A obra é parte das ações da Administração Municipal que pretende remodelar, também, as Praças Visconde de Nacar, Coronel Amazonas, Alvir Riesemberg e Expedicionários. A Praça da Ucrânia, nesse contexto, recebe, além da estatua de Taras Shevchenko, novas calçadas de paver, canteiros e iluminação renovados, entre outras melhorias. “É um espaço marcante para os ucranianos, próximo a Igreja São Basílio, e atendemos essa solicitação da etnia para que tenham preservada a memória e sua bela história, num reconhecimento da importância desse povo na formação da nossa cidade”, salienta Pedro Ivo.
Também, prestigiaram a solenidade, mesmo com chuva, e participaram da composição do palanque de autoridades, vice-prefeito, Jair Brugnago, vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de União da Vitória, vereador Carlos Bueno, secretários de Indústria, Comércio e Turismo, Luilson Schwartz; de Esportes, José Pedro Walcke, de Obras, Márcio César Roieck; e o diretor de Construção e Manutenção, José Augusto Mücke. Ainda, o Consul Honorário da Ucrânia no Paraná, Mariano Chaikowski, o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk; presidente da Comissão Administrativa da Matriz São Basílio Magno, João Sliwinski Primo e o pároco da Paróquia São Basílio Magno (e representante da Metropolia Ucraíno-Católica), padre Josafá Firman. Bem como, componentes da comunidade e suas respectivas entidades representativas.