Focinho gelado e pelos ao vento. Que cachorro que não gosta de sair dar uma caminhada, ainda mais com seu dono, e de quebra conhecer novos amigos peludinhos? A Academia Corpo Mania de União da Vitória está organizando a primeira “Cãominhada”. O encontro está marcado para este final de semana, no sábado, 10, das 16 às 17 horas.
A ideia é incentivar hábitos saudáveis que incluam, também, os pets. Outro ponto bem positivo da caminhada é a arrecadação de ração, que será doada para os animais amparados pelos Protetores Independentes do Vale do Iguaçu.
Quem quiser participar precisa fazer a inscrição pela página da academia no Facebook, por mensagem inbox – privada. Mas, conforme a organização, caso os interessados não consigam realizar a inscrição, podem ir da mesma forma, contudo, para confirmar a inscrição, no dia, terão de levar um quilo de ração.
A caminhada é aberta para toda a comunidade e seus bichinhos. Os únicos pedidos são que para animais grandes os donos levem focinheira, conforme a legislação municipal. Outro pedido é pelos saquinhos de plástico. Eles devem ser usados para recolher as fezes dos animais. O objetivo, conforme os organizadores, é alertar para a importância deste ato, que todos os cães possam passear com seus donos, mas não deixem dejetos na rua. “A focinheira segue uma norma municipal para cães de grande porte, também porque ela fornece segurança, o que garante uma Cãominhada mais tranquila”, reafirma a organização.
Campanha do saquinho
Em novembro do ano passado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) anunciou uma campanha para que donos de cachorros se responsabilizem pelo o que seu bichinho deixa pelas ruas ou praças da cidade. A intenção de formalizar a campanha do “Saquinho” já havia sido anunciada pela diretora técnica Lisandra Kaminski e a divulgação ocorreu em um tempo bem curto. Com o lema “Vai passear com o seu cãozinho, leve um saquinho”, a campanha quer conscientizar que os donos de cães levem uma sacola durante o passeio do animal, para que nada seja “deixado para trás”. De acordo com o Código de Postura do Município, os cidadãos não podem fazer o despejo de resíduos sólidos em via pública, contudo, não há especificações sobre fezes de animais. Contando com isso, a Secretaria também finalizou o Código de Proteção do Animal. O documento será usado para fiscalizar, de forma mais rigorosa, a ação de donos que deixam os dejetos do bichinho no chão. Contudo, o documento ainda não foi votado pela Câmara de Vereadores de União da Vitória.
Nele também será estipulada uma multa. O valor não foi divulgado pela Semma, mas no caso de reincidentes o valor será alto, garante Lisandra. Sobre a multa, ela já é aplicada em várias cidades do Paraná. Uma delas é Guarapuava. Por lá a multa pode chegar a R$ 462,50 para reincidentes.
Serviço
Pode se inscrever para a Cãominhada pelo facebook, na página oficial da academia facebook.com/corpomania por meio da mensagem inbox. No dia do encontro também pode ser realizada a inscrição.
A “Cãominhada” iniciará na Praça Hercílio Luz, em Porto União, e o trajeto será nas ruas Sete de Setembro, Nipton Read Cury, seguindo para a Praça Alvir Riesenberg, retornando pela Avenida Manoel Ribas e Siqueira Campos até o ponto de partida. O “valor” da inscrição é um quilo de ração, que será doado para animais que recebem atendimento dos Protetores Independentes.