Projeto do Colégio Santos Anjos ganha prêmio nacional

A horta na escola e o aprendizado das Ciências Ambientais foram destaque no Congresso RCE em Fortaleza

·
Atualizado há 9 anos

projeto-santosanjos-premio
(Foto: Assessoria).

No sábado, dia 11 de julho, o Colégio Santos Anjos foi destaque no VII Congresso Internacional Conexão da Rede Católica de Ensino (RCE), em Fortaleza (CE), quando o projeto “Horta: vida e saúde na escola” recebeu o primeiro lugar no Prêmio RCE Educador, na categoria Ensino Fundamental I. O professor responsável pelo projeto é Gilivan Fridrich, da disciplina de Ciências. O prêmio destaca gestores e professores que respondem aos desafios das funções pedagógicas de forma ousada e criativa, obtendo excelentes resultados.

Segundo o professor, o objetivo principal do projeto realizado no Santos Anjos é promover o ensino das Ciências Naturais por meio de práticas ambientais utilizando a horta da escola. Para isso, o professor se utiliza da interdisciplinaridade e desperta no aluno o interesse para a alimentação saudável por meio da experimentação, manipulação e aproveitamento integral dos alimentos de maneira consciente e sustentável. Feliz com o prêmio, Fridrich conta que, enquanto educador, percebe que está contribuindo na formação de várias crianças e jovens, tornando-os capacitados para a vida. “Estou inserindo os educandos em um mundo que precisa de muitas mudanças, adaptações e melhorias. Nesse sentido, procuro despertar a percepção e a visão dos alunos na contribuição de uma melhor qualidade de vida, do respeito e da responsabilidade que devemos ter com a gente mesmo, seres integrantes de um planeta que ‘pede’ ajuda”, destaca.

Para concorrer ao prêmio, vários colégios conveniados a RCE do Brasil enviaram projetos. O Colégio Santos Anjos foi o único da região Sul que foi contemplado nessa edição. “O prêmio é um ‘símbolo’ da gratidão dos trabalhos que estamos realizando no Colégio, em especial o Projeto Horta, que foi contemplado por essa importante premiação da educação nacionalmente”, conta o professor.

A diretora do Colégio Santos Anjos, Ilária Matte, explica que o projeto foi destacado por ser inovador e apresentar uma metodologia diferenciada, que permite que o aluno desenvolva suas competências e habilidades, proporcionando um ensino prático e vivenciado. “As ações desenvolvidas no projeto torna o educando um agente integrador do meio onde vive. E isso faz parte do nosso sistema de ensino, onde a valorização do local onde vivemos, dos valores humanos e da compreensão da sociedade como um todo completa o ensino em sala de aula”, explica.

Sobre o congresso

O Congresso Internacional Conexão RCE é um evento que visa propiciar aos educadores oportunidades para reflexão, atualização, partilha de experiências e convivência. O tema central em 2015 foi ‘Revolução Educacional – Teoria e Prática’, com foco especial nas mudanças que se fazem necessárias para que se efetive a adequada preparação de novas gerações de profissionais competentes, cidadãos geradores de uma nova ordem social, capazes de usar o conhecimento para questionar e transformar a realidade. Do Colégio Santos Anjos, nove professores participaram do Congresso, além da diretora geral, Ilária Matte, e da coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Hermelinda Ruschel. Na semana que vem, quando acontecem as reuniões pedagógicas do segundo semestre, os professores irão compartilhar as informações com os outros profissionais do Colégio com o objetivo de fortalecer a qualificação dos professores.