O vice-prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Distéfano, se reuniu na manhã de sexta, 24, com representantes do Conselho do Jovem Empresário do Município (Conjove/ACIASMS) e das Secretarias de Obras, Meio Ambiente e Educação e Cultura, para a apresentação do projeto de reforma na Praça Nossa Senhora da Conceição, que inclui a criação de um Chimarródromo em São Mateus do Sul.
A ação é uma parceria da Prefeitura com o Conjove e visa valorizar a cultura da erva-mate no Município, com a implantação de um espaço público com água quente disponível, para que as pessoas possam realizar rodas de chimarrão no local. Além do Chimarródromo, a revitalização da praça espera otimizar a utilização do espaço amplo do local, tornado a praça num espaço de socialização no Município.
“Queremos que a praça se torne um espaço convidativo para a população”, explica o arquiteto Ricardo Guth, da Secretaria Municipal de Obras. “Todos os pontos que foram pensados no projeto levaram em conta como a praça está sendo usada e como poderia ser. Nossa avaliação é que hoje ela está sendo subutilizada. A intenção é que a população venha até esse espaço e possam utilizá-lo de uma maneira melhor”.
O Chimarródromo está inserido no projeto de revitalização da Praça Nossa Senhora da Conceição, em frente à Igreja Matriz, que vai ganhar cara nova, mais moderna, com acessibilidade garantida e estrutura que possibilite a realização de feiras no local. As obras devem iniciar no mês de junho e serão realizadas numa parceria entre o Conjove e as Secretarias Municipais de Obras, de Meio Ambiente e de Educação e Cultura.
O diretor de Cultura do Município, Helinton Lugarini, destaca a importância da revitalização da praça para o Município. “Nada mais democrático que uma praça que serve de portal de entrada da cidade, com acessibilidade, arborizada, com monumentos da colonização e agora com um chimarródromo, para que as pessoas confraternizarem e promovam ações culturais”, explica.