Após o período de adaptação e planejamento, uma vez que, Antônio Oscar Nhoatto assumiu a Secretaria de Cultura em fevereiro deste ano, ele e sua equipe trabalham na elaboração de diversos projetos. Algumas ações que já eram realizadas têm continuidade. A intenção é trabalhar, principalmente, com música, teatro e leitura.
Em relação ao teatro, a proposta é atender aos alunos da rede municipal de ensino e a comunidade. As aulas devem ser iniciadas, em breve, e serão ministradas por regiões.
Para a realização de cursos, é buscado o apoio de instituições como o SENAC. Já para trazer atrações culturais para a cidade, procura-se firmar parceria com o SESC e SESI, bem como com a caixa Econômica Federal, por meio do Circuito Caixa Cultural.
As licitações para a reforma do Cine Teatro Luz e iluminação da Secretaria de Cultura, bibliotecas José de Alencar (centro) e Edy Santos da Costa (São Cristóvão), e plataforma da Estação União, estão em fase de conclusão.
A edificação do Museu Histórico Professor Aniz Domingos, construído por meio de parceria público/privada, está na fase final. O terreno para a construção do Museu foi doado pela Prefeitura, e a edificação é arcada pela professora Alzira Domingos. “O prefeito tem nos cobrado e, estamos trabalhando para agilizar a inauguração”, aponta o secretário.
Todo esse trabalho, de acordo com Nhoatto, tem como objetivo diversificar as ações culturais, no município. “Queremos que os alunos das nossas escolas e a comunidade tenham acesso à cultura de todas as formas e níveis”, aponta. “Nós, enquanto representantes do poder público na Secretaria de Cultura, junto com o prefeito, Pedro Ivo, trabalhamos para oferecer um serviço de qualidade a todos”, defende.