Com objetivo de resgatar receitas típicas da tradicional culinária trazida pelos imigrantes alemães para Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário promoveu na tarde de quarta-feira, 30, o Concurso Cultural “Cuca da Vovó e Cerveja Artesanal”.
O evento aconteceu na Sociedade Recreativa e Cultural e teve início às 14 horas. Só puderam participar pessoas com idade a partir de 60 anos e que participam dos Grupos de Terceira Idade do município.
Concorreram 15 receitas de cuca e sete de cerveja artesanal. As cucas, dos mais variados sabores foram confeccionadas na parte da manhã na cozinha do Salão Paroquial da Igreja Matriz. A degustação foi feita por juradas convidadas, sendo elas: a senhora Léa Unterstell Corrêa, a confeiteira Irma Vier, a senhora Tereza Stokoloza, a secretária de Educação, Lilian Eliane Batschauer Ferreira e a nutricionista, Francieli Maria Knoll. Os pratos foram identificados por números e os jurados não tiveram conhecimento das pessoas que confeccionaram as receitas.
Após a divulgação das receitas premiadas, os presentes puderam degustar as cucas e cervejas, oferecidas pelas participantes do concurso e como de costume em todos os eventos da Terceira Idade, o evento se encerrou após o baile, animado pela banda musical do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), comandada pelo professor de música, Fermiano Coelho.
Receitas vencedoras:
Cuca da Vovó
1º Olga Paulek Juraszek- Trio da Amizade- Colônia Escada
2º Cecília Ambrósio- Trio da Amizade- Colônia Escada
3º Arlete Lauriano Tidtke – Raio de Luz- Centro
Cerveja Artesanal
1º Ana Zientara Sinn- Raio de Luz- Centro
2º Maria Ivone Gurski- Alegria de Viver- Poço Preto
3º Olga Elza Neppel- Grupo de Amigas- Vila Nova