SEMANA ESPECIAL: Programação em Porto União vai até o dia 2

De volta ao tema, conscientização norteia ações das Apaes de todo o País. No Vale do Iguaçu, ações ainda não foram concluídas

·
Atualizado há 8 anos

ApaeX4
Espetáculo apresentado em Floripa foi replicado no centro das Cidades Irmãs: de novo, sobraram elogios. (Foto: Mariana Honesko).

Para quem trabalhou na organização e na execução das ações, vai ser difícil escolher o melhor momento de todos os dias que marcaram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2016. No Vale do Iguaçu, dois calendários chamaram a atenção da comunidade para um tema que, embora batido, ainda é necessário.

Por isso a conscientização esteve presente, no caso da Apae de União da Vitória, e continua assim, até o dia 2, na agenda da Apae de Porto União. O tema pautou as apresentações, as integrações, as atividades culturais e as discussões de quem precisa ver seus direitos respeitados. Para a diretora da unidade do lado catarinense, o tema é “batido”, mas fundamental. “Inclusive isso veio bem a calhar porque estamos falando sobre este tema com eles. A gente sai do ambiente da Apae e vê como tem preconceito. Vamos trabalhar muito ainda sobre isso”, defende Lorena Scheffer Redolfi.

Programação

Uma das novidades deste ano foi a parceira do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), com a Apae de Porto União, a partir do projeto Envolver (a iniciativa é dos alunos de Comunicação Social e por meio de ações práticas, divulga a entidade). Por isso, os acadêmicos ajudaram no Pedágio, bem como na caminhada da conscientização.

Para a professora Fernanda Wolff, que dá aulas na grade da Comunicação e nesta edição da “semana” também participou, os alunos são mais que especiais. “São seres de luz, puros, sem maldade que vêm a este mundo para nos ensinar muito sobre a vida”, sorri.

Em União da Vitória a programação foi mais modesta, mas igualmente vivida pelos alunos da Apae. Entre os dias 22 e 26, houve integração, visitas e lanche especial.

O “vereador” da Apae

Hoje tem palestra dos autodenfesores, na entidade de Porto União. A ideia é escolher um casal de representantes para, além dos muros da Instituição, falar sobre os direitos de quem é especial.

Grupo “Amor Especial” canta no Prêmio Instituto Guga Kuerten

ApaeX-X2
Em Floripa, Apae encantou Guga Kurteen

Na terça-feira, 23, os cantores do grupo “Amor Especial”, da Apae de Porto União, abriu a solenidade do 14º prêmio do Instituto Guga Kuerten (IGK), em Florianópolis. A premiação reconheceu trabalhos e pessoas que atuam em projetos sociais voltados para a educação de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência em Santa Catarina. O grupo da “terrinha” emocionou o público. Cantaram “Happy Day”, receberam aplausos e o carinho do dono da casa, Guga.

A mesma apresentação foi replicada no sábado, 27, no centro das Cidades Irmãs. O coral tem nove anos e se prepara para gravar o primeiro CD, no ano que vem. Emocionada, a voluntária Gisa Storck, que comanda com dedicação os 16 componentes, lembrou da apresentação. “Você fica lembrando aquilo. Foi algo indescritível. Foi o maior prêmio que a gente recebeu nestes nove anos. foi uma benção”, disse comovida.

Final de festa*

Hoje

Apresentação dos pré-candidatos a autodefensoria da Apae

Amanhã

Comemoração dos aniversariantes do 1º semestre

Quinta

Celebração de Ação de Graças, às 15h30

Sexta, 2

Piquenique no Ambiental (evento transferido do dia 29)

*ações da Apae de Porto União