TRADIÇÃO: Festa das Etnias foi marcada pelos detalhes

·
Atualizado há 7 anos

Evento reuniu a comunidade para um dia gastronômico e cultural
Evento reuniu a comunidade para um dia gastronômico e cultural

Durante todo o sábado, 19, quem passou pela Estação União, pode participar da quinta edição da Festa das Etnias. O evento foi organizado pela prefeitura de Porto União que acabou aproveitando a atração para testar a dinâmica do trânsito no entorno do monumento do centenário da cidade. O efeito deste teste ainda é avaliado.

O que já está aprovado, é que edição deste ano da Festa. Embaixo do arco, as principais nações que ajudaram na formação do Vale do Iguaçu estiveram representadas. O evento ‘pegou’ o público pelos detalhes. Imagine, por exemplo, degustar um vinho que jorra de uma estátua? Pois é. Isso foi possível, inclusive pelos baixinhos, já que o teor alcoólico era baixíssimo, de acordo com os expositores.

Agora, suponha que você é imigrante que teve a etnia representada e que não fala a Língua Portuguesa. Bom, se esteve na Festa, não houve problemas. Pelo menos duas palavras conseguiram ler: “sempre amigos”. A combinação estava na placa de cada tenda, na língua que a nação representava. Por isso, a mensagem estava impressa em inglês, alemão, polonês, e por aí vai. De acordo com a organização, a atitude foi de acolhimento e de reconhecimento com as etnias.

A separação dos espaços também agradou. É que de um lado ficaram as tendas gastronômicas. Do outro, as de artesanato (também típico, representando cada etnia). O palco foi montado em uma das pontas da Estação e nele, se apresentaram artistas locais. Teve também um bate-papo com visitantes, sobre as técnicas de produção do artesanato típico.

Chuva não atrapalha

O tempo instável – que terminou ontem com frio intenso – começou logo cedo na manhã de sábado. A chuva assustou, mas não muito. “Eu estou surpreso porque a gente esperava um sucesso. A chuva assustou, mas já as 10 horas o pessoal começou a vir. Foi um sucesso total”, sinalizou o representante da Secretaria da Cultura de Porto União, Sérgio Buch. “Só recebi o pedido para ser sábado e domingo e não apenas um dia”, sorri. Com exceção do desfile, todas as demais atrações aconteceram normalmente, sem alteração.