Entre os dias 13 e 14 deste mês será realizado em Curitiba o Fórum Audiovisual Paranaense. Por lá irão se reunir representantes dos núcleos setoriais da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec) onde será discutido, organizado e encaminhado demandas ao poder público municipal, estadual e federal, além de alternativas de organização dos profissionais que atuam na área do audiovisual. De União da Vitória o coordenador do Núcleo Setorial, Lício Ferreira, levará o repertório local para debate.
Mas, antes do Fórum na capital, será realizado aqui na cidade, amanhã, um encontro com cerca de 30 pessoas interessadas no assunto para discutir quais diretrizes seguir, quais as necessidades do cinema de União da Vitória e, também, definir quais ações são necessárias para conseguir atenção do poder público na captação e fomento para produções de audiovisual de qualidade. Dessa reunião também será definida a formação do Núcleo Setorial na cidade. “A ideia desse núcleo é fortalecer o cinema da região. Queremos que ocorram cursos de formação artística e profissional. Preparação de pessoas para, num futuro próximo, iniciarmos nossas próprias produções cinematográficas”, explica Ferreira.
O coordenador ainda reforça que a cidade já está caminhando para entrar na rota do cinema estadual com a realização do primeiro Festival de Cinema Vale do Iguaçu. “É oportunidade para criar um maior interesse do público regional pelo audiovisual, já que o evento será integrado com vários municípios da região”, lembra.
Logo depois da reunião para criação do Núcleo, será enviado um documento para Curitiba com os temos abordados durante o encontro. Já na capital, o Fórum será capaz de acolher as diversas vozes ligadas ao audiovisual. No entanto, mais entidades e associações irão participar da organização desde o início. “Prezamos pela construção de um debate democrático com ampla participação de todos os envolvidos em atividades relacionadas ao audiovisual. Somente a presença das demandas de todas as áreas do audiovisual é que tornarão o Fórum forte e efetivo frente ao poder público”, afirma o coordenador local.
O que muda com o Núcleo Setorial?
A partir da criação União da Vitória passa a existir oficialmente para as produções e fomentos do cinema da capital. A cidade entra no circuito oficial do audiovisual do Estado, se tornando Núcleo Setorial da AVEC-PR. Para Ferreira essa é mais uma vitória da cultura da região. “Teremos respaldo oficial para poder lutar por projetos, verbas e apoio para que o nosso cinema possa nascer verdadeiramente na sociedade”, comemora.
A Ancine, que é a agência reguladora do audiovisual no Brasil tem em cada estado uma entidade representativa. No Paraná é a AVEC.
Serviço
Fórum para criação do Núcleo Setorial da AVEC-PR será no dia 10 a partir das 19h30. O encontro ocorre na Escola Lício Ferreira, que fica na Avenida 7 de Setembro, número 27, área central de Porto União.
Já o Fórum Audiovisual será nos dias 13 e 14, das 9 às 12 e das 13h30 às 17 horas. O encontro é na Cinemateca de Curitiba, que fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Curitiba. Mais informações pelo telefone (42) 8409-5763 ou pelo site https://forumavpr.wordpress.com/.
Cinema no Vale do Iguaçu
União da Vitória irá sediar o primeiro festival de cinema da região. Poderão concorrer curtas e longas metragens brasileiros, que serão avaliados em diversas categorias, como melhor filme, atriz, ator, direção e produção. Quem participar vai ter direito a tapete vermelho e os vencedores levarão para casa a estatueta O monge, que é feita em bronze. A obra, inspirada no monge João Maria – figura católica popular na região –, foi criada pelo artista plástico local Carlos Kussik. Ainda dentro do festival, ocorrerá a 3ª Mostra Paraná-Santa Catarina de Cinema, com exibição de curtas metragens da produção catarinense e paranaense, e a 1ª Mostra Regional de Curtas – que incentivará a produção audiovisual na região do Vale do Iguaçu. O evento ocorrerá entre os dias 8 e 14 de novembro. Além da cidade, outros municípios da região vão participar do 1º Festival de Cinema do Vale do Iguaçu. Haverá exibição de filmes em Bituruna, Paula Freitas, Paulo Frontin, São Mateus do Sul e Porto União (SC). As inscrições para concorrer à premiação ou participar de algumas das mostras paralelas já foram abertas. Enquanto o site oficial do festival não entra no ar, informações podem ser obtidas por meio do Facebook, no seguinte endereço: http://bit.ly/festivaldecinemanovaledoiguacu.