A Uniguaçu é mais uma das instituições de ensino superior das Cidades Irmãs que conseguiu conquistar um espaço no projeto Rondon, organizado pelo Ministério da Defesa com apoio do Exército brasileiro. Os rondonistas da Uniguaçu já estão em operação na cidade de Cacimba de Dentro, na Paraíba.
O grupo vai ficar por lá até o sábado, 7. Ao todo são 15 dias de operação que conta com oito acadêmicos e um professor orientador, Atílio Matozzo. O grupo também recebe proteção e orientação sobre a comunidade de um soldado que os acompanha. O anjo, como é chamado, é uma espécie de mentor da turma.
A Uniguaçu está participando pela primeira vez do projeto com os cursos de Nutrição, Agronomia, Biomedicina e Enfermagem. “Os acadêmicos elaboraram diversos planos envolvendo medicina preventiva, nutrição esportiva, saúde na praça. São vários projetos que a Instituição já realiza aqui na nossa região e que agora são levados até a cidade de Cacimba”, comenta Atílio.
A operação Porta do Sol é realizada em 15 município da Paraíba. São 299 rondonistas e 30 instituições de ensino participantes.
Outra instituição que também já fez história no Rondon é o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Ela é responsável por levar o primeiro grupo de rondonistas da cidade à Bahia, em 2013. Os acadêmicos na Uniuv participaram da Operação 2 de julho, na comunidade de Irará. Ainda no mesmo ano, outro grupo foi para o Maranhão na Operação Forte do Presépio. Já no ano seguinte a instituição foi escolhida para o Rondon e para a Ação Cívico-Social (ACiSo), que é um projeto da Marinha. Nesse caso, foram nove alunos selecionados, oito integraram o Projeto Rondon na Operação Guararapes, e um aluno passou duas semanas em uma embarcação da Marinha fazendo atendimento social em comunidades ribeirinhas.
O que é o Rondon?
Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é um plano de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
Outras informações acesse: projetorondon.pagina-oficial.com/portal. Lá há informações de como participar do projeto.