Pedro Paulo e a Banda Brilho da Noite literalmente formam uma grande família. Fernanda Groh é a empresária e a esposa de Renato Augusto Moreira, cantor, compositor e instrumentista da Banda, com que teve dois filhos, o Lucas Groh Moreira, que também é vocalista e guitarrista e a Renata Estefani Moreira, vocalista. A caçula é afilhada de Pedro Paulo Mendes Araújo, o famoso Pedro Paulo, vocalista e instrumentista, que é amigo ‘irmão’ de Márcio Angelo Thomas, percussionista, também amigo ‘irmão’ de Zivaldo Wagner, o Polaco, que é o segurança e motorista do grupo. Juntos eles vivem de música, não apenas financeiramente, mas sim daquelas canções que transcendem da alma, do coração, da voz e do balanço dos pés.
Prova disso foi que na manhã deste sábado, 4, Pedro Paulo e a Banda Brilho da Noite concederam entrevista à Super Rádio Difusora União. Durante mais de uma hora, de uma bate-papo descontraído, ninguém ficou parado. A energia dos músicos contagiou a todos com o seu talento, ritmo e alegria no que mais gostam de fazer: que é tocar e cantar.
Conta Renato Augusto que a ideia de animar festas, bailes e eventos veio da amizade com Pedro Paulo, ainda na infância. “Na escola fazíamos sucesso. A gente tocava violão e cantava no intervalo. Todo mundo gostava. Foi então que decidimos tocar juntos”, conta.
Essa relação de amizade entre Renato e Pedro Paulo – hoje compadres, já tem mais de 20 anos. Foi então que surgiu o convite para os filhos de Renato participarem da Banda e também para o amigo Márcio Angelo. “Para alcançar esse objetivo nós gastamos todo o tempo e energia disponível nos ensaios e nos shows”, afirma Renato.
Sucesso na região
É quase impossível encontrar em nossa região alguém que não tenha vivido bons momentos ao som deles. De acordo com Fernanda, a agenda shows para o mês de março já está completo. “Graças a Deus nós recebemos muitos convites para apresentações no Vale do Iguaçu e região. Estamos muito contentes”.
Nenhum deles estudou para se tornar músico. Todos aprenderam com a convivência e com o objetivo de aprimorarem as técnicas que usavam nos palcos. Além disso, o repertório e a qualidade do som sempre estiveram entre as prioridades dos fundadores da banda – Renato e Pedro Paulo. “Nossa maior satisfação é a emoção do público e o pedido de ‘bis’ durante os shows. Isso não tem o que pague”, conta Pedro Paulo.
O arrocha
Pedro Paulo e a Banda da Noite toca de tudo. Desde o arrocha até os sucessos do mercado gospel. “Tudo depende do que o público quer ouvir. Eles pedem, a gente canta”, conta Renato.
Porém, entre as preferências dos músicos está o arrocha, que é um estilo que veio proveniente da seresta, influenciado pela música brega e o estilo romântico, também é considerado um segmento da música sertaneja.
Entrevista
A entrevista completa com Pedro Paulo e a Banda Brilho da Noite vai ao ar no dia 11 de março, pela Super Rádio União, durante o Programa Linha Aberta. O programa inicia às 10 horas.
Confira os bastidores da entrevista Pedro Paulo e a Banda Brilho da Noite
Vídeo: Ricardo Silveira