Porto Vitória, a cidade conhecida como a Terra das Cachoeiras, em breve terá uma novidade. O casal Fritold e Márcia Baumann – no intuito de prestar uma homenagem aos produtores rurais da região, se apegam aos últimos detalhes para a instalação de um museu com peças da agricultura familiar.
A riqueza do espaço estará disposta nos detalhes. A riqueza de uma vida braçal que tanto contribuiu para a alimentação do seu povo.
De acordo com Márcia, o Museu será chamado de Ida Wille Baumann.
“Durante uma conversa informal, aqui em casa, percebemos que em Porto Vitória quase não há homenagem para mulheres. As escolas da rede municipal e estadual de ensino contemplam nomes masculinos (Hugo, Reynaldo, Casimiro). Então escolhemos homenagear uma mulher importante para a cidade e para nós, que é a senhora Ida. Uma pessoa querida, mãe do meu esposo e que muito fez pelos seus filhos e família”, explica a idealizadora.
O museu já está sendo preparado há algum tempo e estará localizado na Linha São Miguel, interior de Porto Vitória, juntamente do Recanto Baumann.
“Recebemos muitos visitantes da região e que poderão conhecer a história dos produtores rurais através de seus utensílios”, diz.
A entrada no museu será gratuita.
Museu
Será composto por utensílios, instrumentos, vasilhames e peças antigas, utilizadas no século passado. A intenção do espaço é retratar a evolução da vida dos agricultores familiares no campo. As peças em exposição estão sendo recolhidas junto aos moradores que ofertem essa tradição referente à produção familiar.
“Estamos entusiasmados. Será uma volta ao tempo”, garante Márcia.