A APAE Brasil, uma das instituições mais relevantes e respeitadas do país, celebra 70 anos de dedicação à causa das pessoas com deficiência.
Desde a sua fundação, em 1963, a organização tem sido um pilar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, lutando diariamente pela defesa, garantia e promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Entre suas muitas conquistas, destaca-se a contribuição para a criação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que representa um marco global em termos de políticas de inclusão.
Uma das iniciativas mais significativas da APAE é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre anualmente entre 21 e 28 de agosto.
Esta semana se consolidou como uma das campanhas mais importantes no país, trazendo à tona debates e atividades que visam conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão social e o combate ao preconceito.
Em 2024, o tema escolhido para a Semana Nacional é “Nossa história: quem somos e o que fazemos”. Este tema nos convida a refletir sobre a trajetória da APAE e o impacto positivo que a instituição tem tido na vida das pessoas com deficiência e suas famílias.
Durante toda a semana foi veiculado material explicativo sobre a semana. Os profissionais da APAE que atuam diretamente no atendimento participaram dessa série especial.
Acompanhe como foi o primeiro dia:
O segundo dia da programação especial explica como como funciona o primeiro contato do aluno com a instituição.
No terceiro dia, a APAE de União da Vitória reforça a importância do apoio da comunidade e de parceiros para a manutenção de suas atividades. Poliana Roberta de Miranda fala sobre a Central de Doações, que é fundamental para garantir os recursos necessários para o funcionamento da escola. Andreia Cristina dos Santos, diretora da Escola de Educação Básica Hildo Adamio Roveda, mantida pela APAE, relembra a trajetória da instituição e o impacto positivo que ela trouxe para a comunidade local.
A pedagoga Caroline Reck explica como a parte pedagógica da escola é organizada para garantir o direito à educação das pessoas com deficiência.
A também pedagoga Marcela Mazur comenta sobre o funcionamento da escola;
E a Terapeuta ocupacional, Mariana Gabriele dos Santos, comenta sobre a importancia da autonomia dos atendidos.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é um momento de reflexão e ação, em que a sociedade é convidada a reconhecer e valorizar o trabalho da APAE e de outras instituições dedicadas à causa.
A APAE de União da Vitória, com sua programação especial, reafirma seu compromisso com a inclusão e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa para todos.