Tradicionalmente o município de Bituruna foi reconhecimento por bons valores no esporte. Suas competições sempre foram enaltecidas pelo nível técnico. Mas, o 2019 ficará para a história do município de pouco mais de 16 mil habitantes.
Dono da região
Fazendo grandes jogos desde de a primeira rodada no dia 30 de março quando venceu General Carneiro por 3 a 2, Bituruna já demonstrava favoritismo para a conquista do Campeonato de Futsal da Amsulpar, que fez parte das comemorações dos 50 anos da Associação dos Municípios Sul Paranaense.
O favoritismo foi se confirmando ao longo da competição, que os municípios participantes com grandes jogos, e se consolidando no calendário esportivo regional.
E no dia 20 de junho, a consolidação de uma campanha impecável. Após empate em 4 a 4 no jogo de ida em Cruz Machado, as equipes fizeram um jogo histórico no ginásio Paulo Roberto Geyer.
Com o apoio da torcida, os biturunenses venceram por 8 a 7 e levantaram o troféu de campões da Amsulpar.
Ganhando o Paraná
O futsal biturunense mostrou sua força ao longo do ano. Após a comemoração do titulo do Campeonato da Amsulpar, as atenções se voltaram para a disputa da chave bronze do Campeonato Paranaense de Futsal.
Depois de um primeiro turno com péssimos resultados, a ADAB/Bituruna reagiu no returno, e arrancou para a classificação aos confrontos eliminatórios.
E após cinco anos de participações no Estadual da chave bronze, o objetivo foi alcançado. O dia 9 de novembro de 2019 ficou para a história do esporte biturunense.
Atuando fora de casa, a ADAB garantiu o acesso à chave prata eliminando o Itaipulândia, com duas incontestáveis vitorias, sendo a segunda fora de casa. O time não chegou ao título da chave bronze, mas, o principal objetivo estava alcançado.
Jogos Abertos do Paraná
Bem-sucedida em 2017, Bituruna voltou a receber nessa temporada a fase regional do Jogos Abertos do Paraná (JAPs) – Divisão B. Mais de 1,2 mil atletas de 20 cidades pertencentes a 10ª região, disputaram o evento.
A regional movimentou os quatro cantos de Bituruna, com grandes jogos em duas fases, sendo a primeira de 27 a 30 de junho e a segunda de 5 a 7 de julho.
Corridas em destaque
Um dos eventos que se consolidaram no calendário esportivo de Bituruna, foi o Circuito de Corridas de Rua, que nessa temporada chegou a sua segunda edição com grandes disputas.
Os bairros Nossa Senhora Aparecida, São Vicente e o Distrito de Santo Antônio do Iratim, receberam as etapas do Circuito promovido pela Associação de Corredores de Rua de Bituruna – Acorb.
O evento tem o diferencial na premiação onde cada participante que completar o percurso recebeu uma medalha de participação por etapa, que formou no final do circuito, uma exclusiva mandala.
Além do Circuito, os atletas biturunenses foram destaques em várias corridas na região, e cidades do país. Teve também o responsável pela Associação, Itacir Mochnacz, disputando em outubro, a 13ª edição da Campeonato Mundial 24 horas na cidade de Albi, localizada no Sul da França.
Vem aí um novo estádio
Bituruna investiu pesado na estrutura esportiva, com o objetivo de fomentar a pratica para a população, além de manter e ampliar o número de conquistas da temporada.
No início de novembro, a Secretaria Municipal de esportes de Bituruna apresentou o projeto do novo Estádio Municipal Prefeito Farid Abrahão que contará com pista de atletismo oficial.
O investimento será de R$ 400 mil e vai contemplar um campo com medidas oficiais, pista de atletismo com 6 raias, arquibancadas modulares, vestiário, banheiros, área de vendas e estacionamento.
Teve mais….
Além disso, a temporada de Bituruna contou com bons resultados em outras modalidades como o basquete, voleibol, bocha, bolão, judô e Kickboxing. Foram realizadas competições desses esportes no município, que tiveram como objetivo ampliar o público, e incentivas novos resultados.
Se 2019 foi bom, o que esperar para o ano que vem no esporte de Bituruna?