Realizado a 12 anos no Vale do Iguaçu, o projeto da Associação União de karatê amplia sua estrutura para a sequência de seu trabalho social. Nesta semana, a direção apresentou novos equipamentos adquiridos para treinamentos e competições.
O projeto
Criado para promover a prática esportiva para crianças de baixa renda, o projeto de karatê iniciou em 2008 ainda com o nome de Jovem Cidadão na associação do bairro Rio d’Areia, em União da Vitória.
As aulas passaram a ser realizadas na associação da Companhia Paranaense de Energia (Copel), em 2011, permanecendo até 2015. Com o passar do tempo, a iniciativa ganhou força, novos alunos passaram a integrar o projeto e os responsáveis perceberam a necessidade de buscar mecanismos para seguir essa evolução.
Neste período, além dos treinamentos voltados ao social, o projeto começou a participar de competições oficiais. Diversos atletas se destacaram em etapas do Campeonato Paranaense, além de eventos nacionais.
Com o aumento de competições e atletas, a estrutura já não era suficiente, com isso, os representantes decidiram pela criação de uma associação.
Dessa forma, seria possível a busca por recursos públicos a serem aplicados no projeto. A mudança fase fez também que o nome do projeto mudasse. Nascia então, a Associação União de Karatê.
Sob o comando do professor de educação física, e atleta Wlademiro Parastchuk Júnior, o projeto foi ampliando sua visibilidade e consequentemente sendo uma das referencias na modalidade em todo o Vale do Iguaçu.
Estrutura
E para celebrar o novo momento da associação, foram apresentados nesta semana na igreja Bola de Neve, os novos equipamentos adquiridos com os recursos do poder público, no caso indicação da Câmara de Vereadores.
O local para a apresentação é especial para o projeto, pois a igreja Bola de Neve cedeu em 2016 sua estrutura para a realização dos treinamentos.
“A igreja nos abriu as portas, temos uma gratidão muito grande por isso e nos motiva para seguir em frente”, disse Parastchuk Júnior.
Os matérias como luvas, kimonos, camisetas para apresentações e competições fazem parte dos equipamentos entregues. “Conseguimos com os recursos repassados pelo poder público adquirir vários equipamentos e novos estão por vir”, enfatizou.
Neste processo de formalização da Associação, a Secretaria de Assistência social de União da Vitória auxiliou a diretoria.
No evento dessa semana, a secretária da pasta, Ana Cláudia Portes Roveda, enfatizou a importância de proporcionar o esporte para as crianças carentes.
“O esporte além de proporcionar qualidade de vida para as crianças é um instrumento fundamental para a inclusão, pois muitos são de baixa renda e por meio do projeto tem acesso a inúmeras oportunidades”, afirmou.
Esporte na pandemia
Como qualquer outra atividade, os trabalhos da Associação União de Karatê também foram afetados com a pandemia do coronavírus (Covid-19). Assim, a direção precisou adotar medidas para amenizar a questão.
“A partir do momento que as atividades puderam voltar a ser realizadas, adotamos as medidas necessárias, dividimos turmas, reforçamos a orientação para os alunos e felizmente estamos tendo resultados expressivos”, diz Parastchuk Júnior.
Com o fim do ano se aproximando, o foco para competições está voltado para 2021. Enquanto isso, a associação segue sua rotina de treinamentos buscando novos conquistas e oportunizando o esporte no Vale do Iguaçu.
Local de treinamento: Igreja Bola de Neve
Rua Marechal Deodoro, nº 947
Segunda, quarta e sexta-feira