Por detalhes, o baquete masculino de Porto União não retornou para casa com a medalha de ouro da Olímpiada Estudantil Catarinense (Olesc). Na quarta-feira, 21, a equipe local foi superada por Florianópolis por 48 a 37 e deixou escapar o título.
Porém, o resultado foi bastante comemorado por toda a delegação, já que foi o melhor da história do basquete masculino de Porto União. Em 2015, a equipe conseguiu um terceiro lugar e agora, o vice-campeonato. Quem sabe ano que vem a tão sonhada conquista.
Segundo o técnico Cordovan Neto, Porto União chegou para a disputa como o adversário a ser batido, fruto dos resultados de toda a temporada, mas, o desgaste foi determinante para a derrota. “Claro, enfrentamos uma grande equipe, mas, tivemos adversários que exigiram muito de nossos atletas, diferente de Florianópolis, que não sofreu tanto para vencer seus adversários”, afirmou.
Neto enalteceu a geração da equipe, que terá ainda mais uma oportunidade de conquista da Olesc. “Essa geração tem no máximo 15 anos, portanto terá ainda mais uma chance no ano que vem de conquistar esse tão sonhado título”, disse.
Feminino
Sob o comando da professora Uná Manfredini, a equipe feminina de Porto União chegou para a fase final da Olesc, com o objetivo de ganhar experiência. Uma medalha já seria uma surpresa bastante positiva, pois ao contrário do masculino, que possui uma base de mais tempo de trabalho, o feminino iniciou a pouco tempo esse processo de renovação.
O quarto lugar conquistado na Olesc, comprovou o potencial da equipe, e perspectiva de evolução para as próximas temporadas.
Itajái conquistou o título da Olesc, tendo Campos Novos como vice-campeão. O terceiro lugar ficou com a equipe de Jaraguá do Sul.
RESULTADOS DE PORTO UNIÃO
Masculino
1º fase
Porto União 51×43 Lages
Porto União 50×22 Criciúma
Porto União 61×46 Joinville
Quartas de finais
Porto União 46×41 Criciúma
Semifinais
Porto União 52×47 Joinville
Final
Porto União 37×48 Florianópolis
Feminino
1º fase
Porto União 65×33 Videira
Porto União 38×57 Jaraguá do Sul
Quartas de finais
Porto União 63×54 Joinville
Semifinais
Porto União 39×63 Itajaí
Disputa do 3º lugar
Porto União 31×41 Jaraguá do Sul