O Vídeo Assistant Referee (VAR), oficializado pela FIFA, está criando muita polêmica e discussões no mundo do futebol tanto ao nível global como no Brasil.
Tecnologia, que veio para esclarecer dúvidas, acaba por trazer mais problemas do que ajudar os juízes.
Você sabe melhor do qualquer VAR que time vai vencer e qual será o placar da partida? Então entre no site e não perca a sua oportunidade de apostar.
Para tentar acabar com os erros na arbitragem, a FIFA implementou o VAR como o sistema de apoio ao vivo para os juízes. Este sistema oferece uma opção de mudar decisões que poderiam afetar a marcação ou os incidentes do jogo.
Pela primeira vez o VAR foi utilizado na Copa do Mundo de 2018 e recebeu várias críticas.
Hoje a crítica chegou do Brasil: aparece que o número de erros causados pelo VAR superou o número de rodadas jogadas no Brasileirão.
Apenas 5 rodadas foram disputadas no Campeonato até hoje. A sexta rodada começou com o duelo entre CRB Bragantino e Atlético-MG, na quarta-feira, 11 de maio, e o VAR já está falhando imensamente. As dúvidas relacionadas à arbitragem no futebol brasileiro não desaparecem, de vez em quando, ao contrário, mais confusão está causada.
Só neste começo do Brasileirão, o árbitro de vídeo já colecionou bastante erros. Mais últimos equívocos do VAR estão aqui para relembrar:
Palmeiras vs. Fluminense na 5ª rodada
Na última rodada, o Verdão e o Flu fizeram um empate de 1 a 1. E o lance que destacou o jogo, além dos dois gols, foi um pênalti não dado em Rony. Durante o jogo, o camisa 10 palmeirense recebe um passe de Fábio, mas tocado pelo goleiro Fluminense, cai na pequena área. Embora o lance tenha tido um toque de encenação do atacante do Alviverde, houve um contato, sem dúvida. O VAR revisou o lance, mas a decisão do árbitro de campo que seguiu foi de não dar nenhum pênalti.
Flamengo vs. Botafogo na 5ª rodada
Uma grande discussão aconteceu durante a última rodada entre o Flamengo e o Botafogo. Neste caso, Gabigol ficou cara a cara com Gatito e marcou o que seria o primeiro gol do jogo. O árbitro, no entanto, cancelou o gol por motivo de impedimento. Entretanto, foi possível notar que as linhas do VAR não foram traçadas da melhor maneira possível, pois no quadro escolhido pelo VAR a bola parece já ter deixado o pé do Everton Ribeiro, que estava fazendo o lance para o camisa 9.