Um feito histórico para o esporte amador de União da Vitória completou 50 anos. Em 13 de janeiro de 1965 o Ferroviário Esporte Clube se sagrava campeão da 1ª Taça Paraná, organizada pela Federação Paranaense de Futebol. E os atletas ainda vivos daquela campanha foram homenageados com uma moção durante a sessão de segunda-feira, 30, da Câmara de Vereadores de União da Vitória.
O autor da moção foi o vereador Carlos Humberto Topolski, que contou com o apoio de todos os vereadores que aprovaram por unanimidade a homenagem. Quem também foi importante nesse reconhecimento foi o ex-atleta e agora colunista esportivo Jair da Silva, o Kiko, que realizou o trabalho de pesquisa da história daquela competição.
Três atletas daquela campanha se fizeram presentes na homenagem. Os demais, por questões de saúde, não puderam comparecer. Segundo pesquisas do colunista Jair da Silva, oito atletas ainda estão vivos.
Receberam a moção Odnir Bertolotti “Bertolotti” (goleiro), Ítalo Pasqualin (lateral) e Almir Domingos Silva “Pingue” (atacante).
O presidente do Ferroviário EC, Antonio Xavier Paes também participou da homenagem.
Bertolotti se mostrou bastante emocionado pelo reconhecimento. “Estou muito feliz por esse reconhecimento, pois fizemos história ao vencer aquela competição”, afirmou.
Para o vereador Carlos Topolski é uma justa homenagem pelo feito conquistado. “É uma justa homenagem, pois eles conseguiram um feito inédito, principalmente em um período em que o futebol amador em nossas cidades era muito forte”, disse.
De acordo com Jair da Silva pessoas que fizeram a história sempre devem ser lembradas. “Infelizmente temos a memória curta e não enaltecemos quem fez algo de importante para nossas cidades”, destacou.
O artilheiro daquela competição foi o radialista Nilson Gilson Parisi, o Nico, com cinco gols marcados.
Atletas da campanha
O Ferroviário Esporte Clube que disputou aquela Taça Paraná contava com 22 jogadores, sendo os goleiros Paulo, Bertolotte e Itorzinho (Pombo Branco); defensores Julinho, Rui, Joanides, Nene, Pedrinho e Ítalo Pasqualim, meio campistas Aguinaldo Silva, Assunção, Feijó e Bepe; atacantes Edelson Jipão, Faísca, Nelsinho, Nico Parisi e Luis Jorge Côas.