As casas de apostas chegaram para ficar no Brasil, um exemplo disso é a Sportsbet.io, que vem investindo no mercado brasileiro, patrocinando clubes com valores milionários. Tudo isso começou graças à aprovação das apostas esportivas online em dezembro de 2018, quando o Governo Federal sancionou uma lei possibilitando com que as operações fossem realizadas pelos brasileiros.
Dessa forma, as empresas passaram a olhar com carinho para o público brasileiro, conhecido mundialmente por ser apaixonado por esportes, em especial o futebol. As casas de apostas viram a oportunidade de atrair clientes e ganhar exposição da marca com acordos e parcerias envolvendo as equipes.
Como comparativo, no Campeonato Brasileiro da Série A, que reúne a elite do futebol brasileiro, apenas o Palmeiras não tem nenhum tipo de acordo com casas de apostas, ou seja, todos os outros 19 clubes têm parcerias ativas, sejam elas menores ou até mesmo o patrocínio máster do time.
Esse é o caso do Atlético Mineiro, campeão do último Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, que conta com o patrocínio da Betano. existem ainda diversos outros casos de exemplos similares para citar, como o São Paulo e Flamengo, com a Sportsbet.io, e a Galera.Bet no patrocínio do Corinthians, entre outros.
Além disso, existem até mesmo acordos com equipes em outras divisões, como o Bahia e Vasco da Gama na Série B, que contam com patrocínio da Casa de Apostas e PixBet, respectivamente, e o Botafogo de Ribeirão Preto na Série C, com a UP Sports.
Parceria vantajosa para os clubes e para as casas de apostas
A parceria entre clubes e casas de apostas funciona da seguinte maneira: as empresas buscam espaço publicitário, enquanto os clubes precisam de dinheiro. Dessa forma, as casas pagam valores milionários para fecharem acordos e, em troca, o clube leva a marca para os quatro cantos do mundo com ações publicitárias, espaço no camisa, banners e muito mais.
No acordo entre Sportsbet.io e São Paulo, a casa de apostas substitui o Banco Inter, antigo patrocinador máster, ficando com a sua marca exposta no centro da camisa do Tricolor Paulista. Além disso, diversas ações envolvendo clube e empresa são feitas, principalmente nas redes sociais, explorando a imagem dos atletas.
Em contrapartida, os valores para a parceria chegam próximos à R$ 100 milhões, com um contrato até o final de 2024. Para citar outro exemplo em divisões diferentes, o Vasco da Gama, hoje na Série B, fechou um acordo com a PixBet até o final de 2022, nos mesmos moldes. No acordo, o Cruz-Maltino receberá R$ 9 milhões, portanto, os valores são sempre bem-vindos para as equipes.
Torcedores e apostadores também saem ganhando com os acordos
As parcerias entre clubes e casas de apostas é vista com bons olhos para os dois lados, já que os clubes recebem um bom aporte financeiro pelo espaço publicitário, e as empresas conseguem divulgar a sua marca em um local de massa, atraindo novos clientes.
Porém, não são apenas os dois lados que ganham. Com essa ação, os torcedores podem contar com equipes mais qualificadas em campo, já que os valores podem ser utilizados para atrair novos jogadores, manter promessas e montar equipes competitivas. Nunca se viu no Brasil tantos jogadores com passagens pela Europa como na atualidade, atletas que muitas vezes têm espaço no mercado internacional, mas decidiram voltar.
Por fim, quem ganha também são os apostadores, que podem se aproveitar de promoções exclusivas em jogos das equipes patrocinadas, além de todo o crescimento e impulsionamento das apostas esportivas, fazendo com que o mercado esteja em constante evolução.