DOWNHILL: “É um sentimento indescritível”, diz campeão brasileiro

Eduardo dos Santos conquistou o título na categoria Sub-30

·
Atualizado há 5 anos

Dudu na chegada em Porto União (Foto: Luana Luise).
Dudu na chegada em Porto União (Foto: Luana Luise).

Histórico. Competindo pela primeira vez em um Campeonato Brasileiro de downhill, Eduardo dos Santos de Porto União, conquistou no dia 21 em Mairiporã (SP), o título da categoria Sub-30.

Trajetória

Ainda adolescente, Dudu como é conhecido foi apresentado ao esporte em uma competição no ano de 2009 em União da Vitória. E como ele mesmo definiu, foi amor à primeira vista. “Fui assistir uma competição aqui na cidade, me apaixonei pelo esporte foi amor à primeira vista, e meses depois já participei de minha primeira competição”, afirmou.

Com o passar do tempo, Dudu foi se destacando em competições regionais de downhill, sendo apontado pelos mais experientes como uma das revelações da modalidade e com potencial de grandes resultados no futuro.

Porém, em 2013 teve que interromper a carreira. “Tive que parar com o esporte foi uma época que tive alguns problemas particulares, sem contar questões financeiras, fator determinante para um atleta amador”, conta.

Nesse período de ausência, Dudu não deixou de lado sua paixão. “Mesmo sem competir acompanhava pela tv ou assistindo os amigos competir, em momento algum consegui deixar de lado do esporte”, destacou.

O retorno

No fim de 2017, o atleta comprou uma nova bicicleta, retornando aos treinamentos visando as competições que estavam por vir.

No ano seguinte, disputou em Londrina a abertura do Campeonato Paranaense e sem pretensão conquistou ser o campeão da categoria Sub-30. “Isso demonstrou que era meu caminho”, disse.

A temporada foi de sucesso para o atleta que ao término do Estadual, garantiu o título geral da categoria Sub-30 e a possibilidade de disputar o Campeonato Brasileiro.

O inacreditável

Quando chegou em Mairiporã, dias antes da competição, Dudu não escondeu a emoção de realizar seu sonho. “Foi muito emocionante, chegar pela primeira vez em um brasileiro, passou um filme de toda minha trajetória, de tudo o que passei até esse momento”, falou.

A preparação foi intensa, pois o atleta chegou confiante de que poderia surpreender. “Claro, a maioria de meus adversários não conhecia, ou havia acompanhado alguma prova pela tv, mas, fui muito confiante em minha estratégia, e que poderia garantir um bom resultado”, enfatizou.

Cruzar a linha de chegada em primeiro lugar evidenciou os anos de dedicação em busca de um sonho. “É uma emoção indescritível, até hoje não caiu a ficha (sorri), fez valer todo o esforço, as dificuldades que passei para vivenciar tudo isso”, afirmou.

O que vem por aí….

Dudu busca novas conquistas, mas com a consciência de que o caminho não será fácil. “Com a conquista, naturalmente serei o adversário a ser batido nas competições, o que vai exigir ainda mais dedicação de minha parte, mas, estou bastante motivado para seguir em busca de grandes resultados e valorizar nosso esporte”, finalizou.