O beach tennis (BT – ou tênis de praia) esporte italiano e derivada do frescobol, chegou ao Brasil por volta de 2008 que vem se popularizando em algumas cidades do Paraná. A prática tem se tornado um meio interessante para a promoção de um estilo de vida mais ativo, dentro do modelo de saúde que atende às necessidades biopsicossociais dos praticantes.
Segundo a professora do curso de Educação Física da Unopar, Walquiria Batista de Andrade, dentre os principais benefícios da prática, observa-se a melhora da concentração, velocidade de reação e socialização. “Estudos revelaram um gasto calórico médio de até 600 kcal e outros benefícios como o aumento do condicionamento físico geral e o controle da pressão arterial de praticantes com hipertensão”, explica.
A professora explica que o BT é acessível a todas as idades, mas ressalta a importância do acompanhamento de um especialista para que os praticantes aprendam de forma segura e eficiente as técnicas e estratégias de jogo. Bem como adquiram aptidão física satisfatória para iniciar e se manterem na prática. “O esporte associado ao treinamento de força (musculação) é altamente recomendado para aumentar a performance e diminuir as chances de lesões por esforço. Vale destacar que sempre é manter o bom senso”, orienta a professora.
Sobre a adesão dos paranaenses à prática, a mestre em Exercício Físico na Promoção da Saúde considera que a facilidade do desenvolvimento do jogo somado ao bom clima da cidade, por exemplo, favoreceu a disseminação do esporte. Diz ainda que, além de oferecer benefícios como força e resistência a quem joga, é uma forma a mais de praticar um esporte regularmente, principalmente em tempos em que o isolamento social afastou a muitos e reduziu drasticamente o nível de atividade física das pessoas. “Existem muitos grupos de amigos e vizinhos organizando seus times e praticando o esporte regularmente” diz.
A regra é clara
Seguindo o regulamento da confederação Brasileira de BT (2020), sozinhos ou em duplas os jogadores disputam o melhor de 3 sets e até 4 games. Em caso de empate em 3×3, joga-se um tie-break até 7 pontos. Em caso de empate em sets 1-1, o terceiro set será disputado em um match tie-break de até 10 pontos. Em todos os games, caso aconteça empate em 40×40, haverá disputa em NO-AD (sem vantagem). Mas quando a motivação dos jogadores é a diversão e o lazer, a adaptação das regras com certeza é válida.
A Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT) foi criada em 2009 e atualmente possui 5.500 atletas cadastrados, sendo 1.100 filiados a 16 federações estaduais. Existem as categorias profissionais e amadoras para vários níveis de condicionamento e idade. Em 2022, a CBBT será a primeira entidade a ter um centro de treinamento específico para a modalidade em Atibaia (SP).