A Federação Paranaense de Futebol (FPF) promoveu nessa quinta-feira, 23, em sua sede em Curitiba, a reunião arbitral que define a disputa do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão de 2020.
A competição terá a presença da Associação Atlética Iguaçu, uma das três equipes convidadas pela entidade, após a desistência de Foz do Iguaçu, Bateu e Arapongas.
A desistência
A notícia surpreendeu o futebol paranaense nessa quarta-feira, 23, com a desistência do Foz do Iguaçu, Bateu e Arapongas, em disputarem o Campeonato Paranaense da Segunda Divisão.
O Foz pediu licença da competição em razão da falta de apoio de empresários e políticos da cidade, segundo o presidente do Clube, Arif Osman, em entrevista À rádio Banda B de Curitiba.
Já Arapongas e Batel não cumpriram as exigências de documentação para a disputa do Estadual.
Com isso, a Federação enviou um ofício convidando Araucária, Azuriz, de Marmeleiro, e Iguaçu, de União da Vitória, 3º, 4º e 5º colocados, respectivamente para disputarem o Campeonato.
O Estadual
Disputam o Paranaense da Segunda Divisão 2020 as equipes do Andraus, Apucarana, Araucária, Azuriz, Iguaçu, Independente São Joseense, Maringá, Prudentópolis, Nacional e Rolândia Esporte Clube.
Foi proposto pela Federação Paranaense o início do Estadual em 5 de abril com a decisão no dia 26 de julho. A novidade são jogos ás quartas-feiras à noite e aos domingos à tarde.
O sistema de disputa será todos contra todos em turno único, classificando os oito primeiros para a etapa seguinte. Os dois últimos colocados serão rebaixados.
Na segunda fase dois grupos com quatro times em cada, jogando entre si dentro das chaves em turno e returno, classificando os dois primeiros para as finais.
As finais acontecem em dois jogos, com definição de mando de campo para campanha da equipe na segunda fase.
A tabela de jogos da primeira fase será divulgada pela Federação Paranaense de Futebol.
Batel participa do arbitral com liminar
O Batel conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná – TJD-PR para participar do arbitral. A decisão não envolve a participação no Campeonato, situação que ainda será julgada.
O time de Guarapuava realizou um agendamento dos pagamentos das taxas de inscrição, o que não caracteriza o efetivo pagamento para a Federação. Com isso, não teria cumprido as exigências previstas em regulamento.
A diretoria do Iguaçu vai ingressar na justiça para acompanhar o caso. Sendo assim, o campeonato poderá ter onze equipes.
O Iguaçu foi representado no arbitral pelo vice-presidente Arthur Kampmann. Ele falou com a rádio CBN Vale do Iguaçu a respeito do arbitral.
OUÇA