Brasil poderá voltar a ter um vencedor da Bola de Ouro?

·
Atualizado há 3 meses

Foto Pixabay

A temporada de Vini Jr. com a camisa do Real Madrid, que culminou em mais um título da Liga dos Campeões, tem sido bastante enaltecida mundo afora. O brasileiro, aliás, é tido como o grande favorito a conquistar a Bola de Ouro da temporada 2023/24 – mas, é bom que se frise, nada está garantido ainda.

Isso porque há uma competição que também poderá ter um peso enorme para a premiação: a Eurocopa, que começa nesta semana.

Um eventual título da França, com grande atuação de Mbappé, por exemplo, poderá colocar o astro do Real Madrid na disputa pelo prêmio. O mesmo pode ser dito de qualquer outro jogador que se destaque ao longo da competição e, preferencialmente, termine conquistando a taça.

De todo modo, Vini Jr. será um dos principais candidatos a ficar com a Bola de Ouro. O seu favoritismo, inclusive, ainda pode ser ampliado com uma grande atuação na Copa América, embora a competição tenha um peso menor do que o da Eurocopa.

A última vez que um brasileiro venceu o prêmio de melhor jogador do mundo foi há quase 20 anos, quando Kaká, em 2007, teve uma temporada quase perfeita com a camisa do Milan. Aquela Bola de Ouro, inclusive, foi a última antes da era de domínio de Messi e Cristiano Ronaldo.

Ao longo desse período, o principal nome do Brasil era Neymar, mas o atacante nunca teve chances reais de vencer o prêmio. Apesar de toda sua qualidade técnica, o “menino Ney” viveu seus melhores anos na Europa sendo coadjuvante de Messi. Quando quis ser protagonista no Paris Saint-Germain, teve bons momentos, mas nunca caiu nas graças da torcida e acabou se transferindo para o futebol da Arábia Saudita.

Já Vini Jr., embora tenha menos qualidade técnica do que Neymar, tem se mostrado mais decisivo. O atacante foi fundamental nos dois últimos títulos da Liga dos Campeões do Real Madrid, tendo marcado gol em ambas as finais.

Na mais recente, contra o Dortmund, ele não apenas fez o segundo gol da equipe merengue, como conseguiu o escanteio, após uma jogada brilhante, que resultou no primeiro tento.

Vejamos, portanto, o que acontecerá ao longo da Euro e da Copa América, e quem serão os grandes favoritos à Bola de Ouro quando as competições terminarem. As Apostas em Futebol brasil já estão fervilhando de torcedores dando os seus palpites.

Mas, independentemente do resultado, a verdade é que, por tudo que Vini Jr. vem fazendo com a camisa do Real Madrid ao longo dos últimos anos, seria um justo vencedor da premiação.