25 de março de 2009. Estádio Durival Brito e Silva, em Curitiba. Paraná Clube 4, Iguaçu 1. O resultado decretou o rebaixamento da equipe de União da Vitória para a Série B do Campeonato Paranaense. Com a queda, o time também saiu de cena das competições oficiais. E dez anos depois, o retorno. Nesse domingo, 18, o Iguaçu estreia no Campeonato Paranaense Série C 2019, no estádio Abraham Najib Nejm, em Irati, para enfrentar a Portuguesa Londrinense, a partir das 15h30.
O retorno
Nos últimos anos, a atual diretoria da Associação Atlética Iguaçu, promoveu diversas ações com o objetivo de retornar para as disputas oficiais no cenário Paranaense. Bingos, contribuições espontâneas de torcedores, alimentavam as esperanças de um retorno.
E no passado, a equipe negociou pendencias com a Federação Paranaense de Futebol, contando com o apoio do deputado Estadual Hussein Bakri (PSD), que intermediou encontros com o presidente da entidade máxima do futebol do Estado, Hélio Curi, para que o retorno pudesse acontecer.
Com a confirmação da volta, uma nova etapa: a busca pelos patrocinadores e formação da equipe de base para a disputado do Estadual. Lembrando que é obrigatória a participação em uma competição de base, antes da disputa em um evento profissional.
Uma avaliação de atletas aconteceu no Ferroviário Esporte Clube, parceiro do Iguaçu na formação da equipe. Jovens de várias cidades da região tiveram a oportunidade de demonstrar seu jogo, e almejar uma chance de integrar o time.
Os selecionados se integraram a base formada pelo Ferroviário, e partiram para a disputada do Campeonato Paranaense Sub-17, sob o comando do técnico Edinho Guerreiro.
No momento, o Iguaçu disputa a segunda fase do Paranaense Sub-17, após uma primeira etapa consistente com direito à uma vitória sobre o Verê, atual campeão da categoria.
O profissional
Há alguns meses, a diretoria iniciou a montagem do time principal. O planejamento começou com a definição do treinador. A partir da confirmação de Richard Malka, a busca por jogadores aconteceu.
O Goleiro Régis, os laterais Pedrinho e Adriano Lara, zagueiro Chimba, os volantes Rafael e Marcos Paulo, e o atacante Sabiá, são os destaques da equipe que busca o acesso à Segunda Divisão em 2020.
Estreia longe da torcida
A estreia do Iguaçu no Campeonato Paranaense será na cidade de Irati, pois o estádio Antiocho Pereira, em União da Vitória não foi liberado pela Federação Paranaense de Futebol. A entidade estipula o envio dos laudos de liberação com dez dias de antecedência.
Transmissão ao vivo na CBN Vale do Iguaçu
A CBN Vale do Iguaçu transmite ao vivo o confronto entre Iguaçu e Portuguesa Londrina. A transmissão começa às 15 horas com o pré-jogo. Em seguida, a bola rola com narração de Ricardo Silveira, comentários Celso Lazzarini, reportagens Beto Reolon, apoio técnico Cristiano Silva, plantão esportivo de Dudu Guerreiro.