Se atualmente o lutador Anderson Silva comemora suas vitórias nos combates do Ultimate Fighting Championship (UFC), sem nunca ter perdido alguma luta por nocaute, antes de ser reconhecido a nível mundial, o atleta sofreu sua única derrota. E esse fato aconteceu em União da Vitória, no ginásio Isael Pastuch.
O dia era 22 de maio de 1998, o município de União da Vitória recebeu um evento de boxe e um dos bons nomes da época, Osmar Luiz Teixeira, conhecido como Animal enfrentou um ainda desconhecido Anderson Silva.
Animal tinha em seu cartel, 11 vitórias e 2 derrotas. Em contrapartida, Anderson Silva competia somente em eventos de taekwondo e muay thai. A luta, somente foi marcada uma semana antes do dia do evento.
Segundo entrevista concedia a Espn, Animal destacou que no momento da luta, Anderson Silva teria tentado lhe aplicar um golpe, ele teria desviado e inicia uma sequencia de golpes, ainda no primeiro round. Com os golpes, Silva havia sentido um golpe no fígado, e com isso não voltou para a sequencia da luta.
Com isso, o município de União da Vitória tem a marca de ter sediado a única derrota de uma das lendas das lutas, mesmo que naquela época, Anderson Silva ainda não tivesse o reconhecimento que tem atualmente.