Nova rota turística fomenta tradição do tiro esportivo em SC

·
Atualizado há 2 anos

Considerada uma herança trazida pelos colonizadores europeus a Santa Catarina, a prática do tiro esportivo acaba de ganhar um novo incentivo no estado. A criação da Rota Turística do Tiro, aprovada pela Assembleia Legislativa, recebeu o aval do governador Carlos Moisés da Silva e virou Lei (18.503/2022).

De origem parlamentar, a iniciativa busca, principalmente, promover e divulgar a prática do tiro nos clubes, sociedades e escolas especializadas, além de fomentar o desenvolvimento socioeconômico regional com a geração de emprego e renda.

A Rota Turística do Tiro abrange 29 municípios: Jaraguá do Sul, Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Porto União, Caçador, Irani, Xanxerê, Campo Erê, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Palmitos, Chapecó, Concórdia, Campos Novos, Curitibanos, Lages, Rio do Sul, Timbó, Pomerode, Blumenau, Balneário  Camboriú, Brusque, São José, Florianópolis, Tubarão e Criciúma.

Capital do Tiro
É de Santa Catarina a cidade com o título de Capital Nacional dos Atiradores. Jaraguá do Sul, no Norte do estado, concentra o maior número de sociedades e clubes do gênero no país. A cidade também é palco da Schützenfest, a maior festa de atiradores do Brasil, e a segunda maior do mundo, atrás apenas da Alemanha.

Outras cidades catarinenses também se destacam na promoção de eventos em torno da prática do tiro. É o caso de Joinville, que promove a Shot Fair Brasil, maior evento de negócios do setor no país; Florianópolis, sede do Congresso de Operações Especiais (COP Internacional); e Balneário Camboriú, que sedia o Texas Expo Tiro.

Foto: Reprodução/TVAL