Foram dois jogos sem vencer. E a primeira vitória fora de casa. Atuando no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, o Operário Ferroviário venceu o Guarani pelo placar de 3 a 0. A partida abriu a 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado o Operário Ferroviário chegou momentaneamente à quinta colocação da competição com 15 pontos, três a menos que o Vasco que ainda joga na roda.
O jogo
O Operário teve o retorno do lateral esquerdo Fabiano que cumpriu suspensão. Mas, a notícia que mais repercutiu nos bastidores do Fantasma, foi a ausência do meio-campo Marcelo Oliveira.
Em nota, a assessoria do clube confirmou que por uma decisão da diretoria o atleta não viajaria com a delegação, devido a discussão com o técnico Claudinei Oliveira após a derrota da rodada anterior contra o Cruzeiro. “O atleta Marcelo Oliveira não está entre os relacionados da partida entre Guarani x Operário Ferroviário, em virtude do fato ocorrido na última partida. A decisão foi tomada pela Diretoria e Grupo Gestor do Fantasma“, diz a nota.
Com a ausência, Rafael Chorão ganhou uma oportunidade na equipe titular. O treinador do Fantasma manteve a equipe com três zagueiros, atuando com Thales, Alemão e Reniê.
Quando a bola rolou, os mesmos espaços oferecidos pelo setor defensivo do Operário aconteceram. Sem contar os inúmeros passes desperdiçados. Para sorte do Fantasma, faltou qualidade nas finalizações do Guarani para abrir o placar.
Fernando Neto mais uma vez se destacou, com bom poderio na marcação e sendo uma boa alternativa nos contra-ataques do Fantasma.
E aos 38 minutos, boa jogada pelo lado esquerdo com Fabiano que cruzou para Silvinho na entrada da área, ele chutou de primeira no canto baixo esquerdo do goleiro que nada pôde fazer. Era o gol que o Operário precisava.
Atrás do marcador, o Guarani partiu o ataque e teve grande oportunidade logo no início da etapa final em cobrança de pênalti. Giovani Augusto cobrou forte e Vanderlei coroou a grande fase e fez a defesa.
O Bugre seguiu pecando nos passes e na falta de qualidade em tentativas de lançamentos e finalizações. A situação dos donos da casa ficou ainda mais complicada com a expulsão do lateral Diogo Matheus.
Claudinei Oliveira alterou a equipe com as entradas de Thomas Bastos, Pavani e Saraiva. As novidades contribuíram para melhor domínio no meio-campo e jogadas em velocidade pela esquerda.
Thomas Bastos aos 38 minutos recebeu passe na entrada da área, observou o goleiro adiantado e mandou no ângulo para ampliar o marcador.
Pouco depois, Pavani recebeu passe pelo lado esquerdo, cortou o zagueiro e com a perna esquerda chutou no ângulo Kozlinski decretando a vitória do Operário por 3 a 0.
O que vem por aí…
O Operário Ferroviário volta à campo no próximo sábado, 11, contra o Bahia no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.
O jogo começa às 18h30, mas a CBN Ponta Grossa abre a jornada esportiva às 17h30.
FICHA TÉCNICA:
CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B
GUARANI 0x3 OPERÁRIO
ESTÁDIO: Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
ÁRBITRO: Maguielson Lima Barbosa (DF)
AUXILIARES: Lucas Costa Modesto e Lehi Sousa Silva (DF)
CARTÃO VERMELHO: Diogo Mateus (GUA).
CARTÃO AMARELO: Diogo Mateus e Júlio César (GUA); Rafael Chorão e Felipe Saraiva (OPE)
GOLS: Silvinho, aos 37′ do 1T e Tomas Bastos, aos 38′ e Giovanni Pavani, aos 42 do 2T
GUARANI: Maurício Kozlinski; Diogo Mateus, Leandro Castan, Ronaldo Alves (Ernando) e Matheus Pereira; Índio (Lucas Ramon), Rodrigo Andrade, Yago (Júlio César) e Giovanni Augusto (Silas); Bruno José (Ronald) e Lucão do Break. Técnico: Marcelo Chamusca.
OPERÁRIO: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Alemão (Felipe Garcia) e Fabiano; Reniê, Ricardinho, Fernando Neto (Tomas Bastos) e Rafael Chorão (Giovanni Pavani); Paulo Sérgio (Júnior Brandão) e Silvinho (Felipe Saraiva). Técnico: Claudinei Oliveira.