Chegada a hora da largada de uma prova de Corrida de Rua nas cidades irmãs, uma pergunta sempre é feita. Cadê o “Seu João Nativo”?. Aos 78 anos, o atleta já virou marca registrada nos eventos, e principalmente um exemplo para as novas gerações.
O começo
Nascido na cidade de Campos Novos em Santa Catarina, “Seu João” começou no esporte quando tinha 69 anos, já residindo em União da Vitória. O incentivo partiu de outro grande exemplo para nossas cidades, Adir Buschmann, o “Seu Dico”. “O meu amigo Dico me incentivou a iniciar no esporte, falando do bem que fazia para a saúde, e partir do convite comecei a participar de competições”, disse.
A primeira Meia Maratona em que João Nativo participou, ficou marcada na memória do atleta. “Uma das provas que fiquei muito emocionado foi na Meia Maratona em Blumenau. As pessoas já estavam me aguardando na ambulância (risos), fui o ultimo a chegar, mas fui bastante aplaudido pelas pessoas na chegada”, afirmou.
Atualmente, Nativo possui uma galeria com mais de 160 conquistas, somando medalhas e troféus.
A preparação
Engana-se quem pense que no auge dos seus 78 anos, João Nativo se limita a pouco treinamento. A preparação inicia bem cedo, e com muita dedicação. “A preparação é muito importante, e procuro me dedicar bastante, normalmente acordo as 5h30 e começo meus treinamentos, com corridas leves, alem de fazer exercício na academia do meu prédio”, enfatizou.
Para o atleta uma boa preparação é fundamental visando um bom rendimento nas provas. “Penso comigo que uma boa preparação é muito importante, pois um professor para dar uma boa aula, tem que se preparar muito, isso vale também para um jornalista, que precisa de um bom assunto para ter êxito com uma matéria, e nos atletas não somos diferentes, somente com dedicação vamos atingir nossos objetivos”, diz.
Objetivos
“Seu João” não quer parar por ai, e sonha com novas conquistas, aliando saúde e formação de novas amizades. “No esporte consegui outra grande vitoria, que foram as amizades. Em todas as competições conheço gente nova, muitas historias são contadas, esse contato é muito gratificante”, conta.
Para competições outra Meia Maratona e uma competição em sua cidade de origem, o atleta tem como meta para os próximos anos. “Tenho um sonho em disputar mais uma meia maratona, mas vou precisar melhor ainda meu período de treinamento. Mas o que me deixaria muito feliz mesmo, seria disputar uma prova em Campos Novos, minha Terra natal”, finalizou.