Projeto de Taekwondo é desenvolvido no Bairro São Gabriel

·
Atualizado há 9 anos

?????????????
Equipe do Taekwondo do Bairro São Gabriel. (Foto: Ricardo Silveira).

Há mais de dois anos um projeto de Taekwondo vem sendo desenvolvido no Bairro São Gabriel, em União da Vitória. A ação reúne participantes desde os cinco anos até os 60 e é voltada exclusivamente aos moradores do local.

Porém, mesmo com os bons resultados conquistados por alguns alunos em competições, o trabalho ainda precisa de uma melhor estrutura.

Toda a preparação é desenvolvida no pátio da Escola Duque de Caxias e Colégio Judith Simas Canellas, que auxiliam cedendo o espaço físico.

Mas as dificuldades para os treinos são grandes, pois todo o trabalho é realizado em piso de concreto. O projeto ainda não conta com um tatame para os alunos.

Pouco mais de 20 alunos participam dos treinamentos, sempre às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do São Gabriel, Ednilson Godoy, os alunos precisam pagar uma taxa, valor que é revertido para o professor do projeto, mas, para o aspecto estrutural do projeto as dificuldades são muito grandes. “Os alunos pagam uma mensalidade de R$ 40, onde o valor é repassado ao professor que se desloca de outro município para ministrar as aulas. Com isso não temos como investir em estrutura para o projeto”, afirmou.

Mesmo com os problemas estruturais, os alunos mostram determinação em todas as aulas e com perspectivas de bons resultados no futuro. “Temos alunos com grande potencial, e o bacana desse projeto é que por ser restrito aos moradores do bairro, os pais se fazem presentes, incentivando seus filhos, e isso contribuiu, e muito, para um bom desempenho deles”, destacou o professor Francisco, responsável pelas aulas.

Ainda de acordo com a direção do Bairro, projetos já foram desenvolvidos para a busca de apoio, que envolve a viabilização de recursos para a aquisição de um tatame e até mesmo uniformes, pois alguns alunos não o possuem. “Acreditamos que uma melhor estrutura irá despertar o interesse de novos alunos em praticar o Taekwondo e, consequentemente, o nível técnico e conquista de resultados será ainda maior”, finalizou Godoy.