A final entre Avaí e Chapecoense no Campeonato Catarinense representou o embate da melhor defesa contra o maior poder ofensivo da competição, e quem aproveitou a promoção Campobet, https://campobet.com/br/promotions, deixou esse evento ainda mais interessante. Mas uma estatística chamou a atenção em todo o torneio: os 12 jogos sem perder do Leão da Ilha.
Avaí e Brusque se destacam defensivamente
Após idas e vindas no futebol catarinense, a disputa pelo título do Catarinense foi devidamente honrada entre as duas equipes que conquistaram a vaga na final da competição. Afinal, o Avaí teve a melhor defesa do torneio: até o primeiro jogo da final, o time da capital havia levado apenas 7 gols de seus adversários, sendo 5 como visitante e 2 em casa.
A segunda melhor defesa foi a do Criciúma, que levou apenas 10 gols; e o Brusque ficou em terceiro lugar, com 12 gols sofridos. Outro destaque importante ficou para o Marcílio Dias, que teve o melhor desempenho defensivo fora de casa, sofrendo apenas 3 gols de seus adversários.
Avaí e Brusque foram os clubes com menos derrotas em todo o torneio. Os avaianos, até o primeiro jogo da final contra a Chape, haviam sofrido apenas 2 derrotas, mesmo número do Brusque. Mas a grande estatística que chamou a atenção dos torcedores do Leão da Ilha foi a sequência de jogos sem perder.
Após a derrota para o Brusque na 4ª rodada do Catarinense o Avaí não soube mais o que era perder, até o primeiro jogo da final. O clube da capital conquistou a sequência incrível de 12 jogos sem perder, o que foi decisivo para sua qualificação para a final e posterior conquista da vitória no jogo decisivo de ida.
Avaí repete feito da Chape em 2017
No ano de 2017 o time campeão do Campeonato Catarinense foi a Chapecoense, e uma estatística chamou a atenção dos fãs de futebol, a sequência de jogos sem perder conquistada por ambas equipes. Afinal, os avaianos alcançaram a marca de 12 até o primeiro jogo da final, estatística igual a da Chape quando foi campeã.
O Verdão do Oeste teve a melhor defesa do Catarinense em 2017, sofrendo apenas 14 gols, sendo 5 em casa e 9 fora. E a sequência da Chape chamou a atenção por ela ter sido capaz de jogar 12 partidas sem perder nenhuma delas, fator decisivo para a conquista do título do torneio.
O Avaí veio na mesma linha de seu principal adversário em busca do título, e mostrou muita solidez defensiva para que fosse possível chegar até o jogo decisivo e enfrentar de igual para igual o Verdão do Oeste, que teve em Pedro Perotti seu principal artilheiro no torneio.
Nas últimas 10 edições do Campeonato Catarinense, o Avaí não conseguiu alcançar mais de dez jogos sem perder em sequência. E esse bom desempenho defensivo após tantos anos disputando o torneio estadual faz com que os avaianos tivessem boas projeções para o principal campeonato da temporada para o Leão da Ilha: a disputa pelo acesso à Série A em 2021.