Atacante de 15 anos do Palmeiras é monitorado por clubes como Real Madrid, Barcelona e Manchester City
Por muitos anos, novos jogadores brasileiros foram responsáveis por conduzir os maiores clubes do mundo aos títulos em seus respectivos países. O país sempre foi um celeiro de craques, a maioria deles reconhecidos pelo drible, a habilidade e o raciocínio rápido. Basta citar nomes como Robinho, Neymar, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Djalminha, entre outros.
Nos últimos anos, atletas como Vini Jr e Rodrygo, do Real Madrid, assim como Raphinha, do Leeds, têm encantado o mundo com sua juventude e habilidade, dando continuidade a linhagem de jogadores considerados “diferentes” para os grandes clubes do futebol mundial.
Na contínua geração de craques feita pelo futebol brasileiro, o próximo nome da lista a ser observado com muita atenção tem 15 anos e defende as cores do Palmeiras: Endrick é a bola da vez, e seus passos já são acompanhados de perto por clubes como Real Madrid, Barcelona e Manchester City.
Endrick tem um estilo diferente dos jogadores acostumados ao drible. Apesar de ter habilidade, o atleta tem um faro de artilheiro que faz a imprensa europeia compará-lo com nomes como Ronaldo Fenômeno e Romário, dois ex-jogadores com faro para fazer gols dentro da área.
O jogador vai assinar o primeiro contrato profissional com o Palmeiras em julho, e sua multa rescisória para clubes europeus está na casa dos 60 milhões de euros. O jogador tem atuado com as equipes sub-17 e sub-20 do clube, mas já se espera que ele possa integrar o time profissional, comandado por Abel Ferreira, a partir de janeiro do ano que vem.
“Endrick impressiona por sua maturidade. Ele é um rapaz que tem se mantido concentrado e firme em seus objetivos nas categorias de base do Palmeiras, vencendo campeonatos e sendo artilheiro. É um jogador que direciona seus companheiros, ao mesmo tempo em que aceita instruções de outros jogadores. Ele está ganhando uma boa reputação no Brasil mesmo entre os seus adversários, que lhe estendem a mão durante uma dividida”, escreveu o jornal espanhol AS recentemente, ao fazer uma análise sobre o atleta.
“Endrick tem um talento capaz de lhe trazer glória e riquezas incalculáveis, de torná-lo um nome conhecido em todo o mundo. Mas é também um talento que o lança num mundo de paixões e pressões, algumas até perigosas. Ele precisará ficar atento para não se perder no caminho”, comentou o jornalista britânico Tim Vickery, em entrevista ao portal The Sun.
Em torneios oficiais, desde que estreou pela base do Palmeiras, em 2017, Endrick tem 110 jogos disputados e 81 gols marcados. O jogador, que veste a camisa 9, tem um potente chute com a perna esquerda, mas também pode finalizar com a direita se for preciso. Apresenta bom cabeceio e ótimo posicionamento em campo.
Recentemente, a tradicional revista FourFourTwo colocou Endrick na lista dos 50 jovens mais promissores do mundo. O atacante palmeirense ficou na oitava posição. De acordo com a revista, o atleta faz parte de uma linhagem de craques terminada em Neymar. “Ele é o que de mais interessante surgiu nos últimos anos”, diz a revista, que complementa. “Essa é uma pressão que ele precisará carregar nos próximos anos. “