O Campeonato Catarinense Chevrolet Série A 2015 está definido, a competição terá a mesma forma de disputa, com início no dia 1º de fevereiro e término no dia 3 de maio. Os clubes ainda decidiram por unanimidade que a partir da 2ª fase o hexagonal definirá os finalistas da competição e o quadrangular as duas equipes rebaixadas.
Na tarde desta 2ª feira(13) a Diretoria da Federação Catarinense de Futebol esteve reunida na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, com representantes dos oito clubes participantes da Série A 2015 para discutir questões relativas ao regulamento específico da competição.
O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho abriu os trabalhos do Conselho Técnico saudando a presença de todos, fazendo referência especial e de incentivo aos cinco clubes catarinenses que seguem buscando seus objetivos nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
O dirigente máximo do futebol barriga verde foi objetivo e reiterou que a forma de disputa da competição não poderia ser alterada por força da Lei 10671, o Estatuto de Defesa do Torcedor, mas colocou a palavra à disposição dos membros do Conselho Técnico para que fizessem sugestões.
O Presidente do Figueirense Futebol Clube e da SC Clubes, Wilfredo Brilinger, fez uso da palavra para salientar o sucesso da forma de disputa da Série A de 2014, destacando a participação intensa dos clubes até o encerramento da competição. “O campeonato de 2014 foi excelente, a forma de disputa foi muito interessante, mas penso que podemos aperfeiçoar, para tanto proponho uma inversão na 2ª fase da competição, que o hexagonal seja pela disputa do título e o quadrangular pelo rebaixamento”.
O Presidente da FCF acionou o Procurador Jurídico, Rodrigo Capela, para elucidar aos representantes dos clubes as possíveis sanções jurídicas que a inversão pudesse ocasionar. Como a inversão já havia sido sondada, a procuradoria Jurídica da FCF consultou a Diretoria Jurídica da Confederação Brasileira de Futebol, através do Dr. Carlos Eugênio Lopes.
Segundo o entendimento da CBF e do Consultor Jurídico do Ministério dos Esportes no período de 2008 a 2012 e atual membro da Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos do Conselho Nacional do Esporte, Dr. Vladmir Camargos, a inversão não fere o direito do torcedor, pelo contrário, o beneficia, pois a bre a possibilidade de mais equipes estarem envolvidas na disputa pelo título.
Após os esclarecimentos, o Presidente da FCF colocou a inversão da 2ª fase em votação pelos membros do Conselho que foram unânimes em aprová-la.
Vagas na Copa do Brasil e Série D
Na sequência o Presidente da FCF falou sobre as vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016. Delfim Peixoto Filho Peixoto foi categórico: “Santa Catarina tem três vagas na Copa do Brasil pelo Campeonato Catarinense, serão respectivamente para os três primeiros colocados da Série A de 2015”, destacou. Já as duas vagas da Santa Catarina na Série D do Campeonato Brasileiro, serão ocupadas pelas duas equipes melhores colocadas no Catarinense Série A, que não possuam calendário nacional nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Conforme o ranking nacional, SC poderá ter mais duas ou três equipes participando da Copa do Brasil de 2016.
Ainda com a palavra à disposição dos membros do Conselho, o Vice-Presidente do Clube Náutico Marcílio Dias, Sr. Benício Luiz de Medeiros, questionou a inversão de mandos de campo do turno único, a 1ª fase da competição. Conforme registro em ata na reunião do Conselho Técnico da Série A de 2014, os clubes que atuaram cinco partidas como mandantes em 2014 irão atuar em cinco partidas como visitante na 1ª fase de 2015.
Inscrições
Assim como 2014, os clubes poderão inscrever atletas para o Campeonato Catarinense Chevrolet Série A 2014 até o início da 2ª fase.
Fonte: FCF