Mesmo sem apresentar um bom futebol, a Seleção Brasileira está classificada para as oitavas de finais da Copa do Mundo FIFA 2018. A vitória por 2 a 0 diante da Sérvia, em Moscou, na Rússia, nesta quarta-feira, 27, manteve o sonho do hexacampeonato Mundial. Agora, o Brasil terá pela frente o México na próxima segunda-feira, 2, às 11h, em Samara. Além da falta de bom futebol, o Brasil vem sofrendo com lesões. Danilo e Douglas Costa preocupam para a sequência do Mundial. O primeiro foi titular na estreia contra a Suíça no empate por 1 a 1, ficando de fora nos dois jogos seguintes. Já Douglas Costa foi um dos destaques da vitória na segunda rodada contra a Costa Rica, por 2 a 0. O atacante deu novo ritmo a equipe, mas sentiu uma lesão na coxa esquerda, ficando de fora do confronto contra a Sérvia.
E a “zica” segue com a Seleção Brasileira. Logo aos nove minutos do primeiro tempo contra a Sérvia, o lateral esquerdo Marcelo sentiu fortes dores nas costas, precisando ser substituído por Filipe Luís. Ao final do jogo, o departamento médico da Seleção confirmou que o lateral titular teve um espasmo na coluna. Sua presença contra os mexicanos nas oitavas de finais ainda é uma dúvida.
Lembrando que antes do início da Copa outros dois jogadores tiveram problemas com lesão: Renato Augusto teve dores no joelho esquerdo, ficando fora dos amistosos pré-Copa, e Fred, que sofreu uma pancada no tornozelo direito durante treinamento.
Para essa “segunda parte” da Copa, o Brasil deverá encontrar ainda mais dificuldades. O nível dos adversários será mais elevado e o futebol burocrático apresentado até o momento, dificilmente levará a Seleção Brasileira ao sexto título mundial.
Mudar jogadores ou esquema tático. O que se sabe mesmo é que Tite terá muito trabalho para “fazer a Seleção” jogar. Caso contrário, a expectativa apresentada durante as eliminatórias se tornará uma grande decepção.
Os rivais
Antes do Mundial, algumas seleções eram apontadas como favoritas ao título. Porém, a primeira fase apresentou um cenário bem diferente. A maior surpresa foi a eliminação precoce da atual campeã Alemanha. Os comandados de Joachim Löw terminaram em quarto lugar de seu grupo, atrás da Coreia do Sul. Suécia e México avançaram às oitavas de finais.
Aliás, a Alemanha entrou para o grupo de campeãs que nos mundiais seguintes foram eliminadas na fase de grupos. A primeira foi a França, campeã em 1998, eliminada em 2002. Em seguida a Itália, campeã em 2006, fora na primeira fase em 2010. A Espanha que venceu o Mundial da África do Sul em 2010, eliminada precocemente no Brasil em 2014.
Na linha dos favoritos ao título, a Argentina sofreu, mas chegou as oitavas de finais. A classificação veio na última rodada com uma vitória nos últimos minutos diante da Nigéria.
É, mas os Hermanos liderados por Lionel Messi terão pela frente no próximo sábado, 30, a França, uma das favoritas ao título. Os franceses começaram o Mundial com atuações discretas, mas com o decorrer da primeira fase evoluíram e chegam a fase eliminatória mais fortes do que nunca.
Espanha e Portugal estavam juntas no grupo B e, por pouco, não viram Irã e Marrocos chegarem as oitavas de finais. Após um empate emocionante quando se enfrentaram na primeira rodada (3 a 3), portugueses e espanhóis sofreram e conseguiram a classificação na ultima rodada com empates.
Inglaterra e Bélgica confirmaram seu favoritismo e avançaram no grupo G, que contava também com a Tunísia e o estreante Panamá. E os belgas apresentaram até então as atuações mais convincentes do Mundial, confirmando sua condição de potencial campeã.
Rússia, dona da casa, e Croácia, vem surpreendendo. Os russos até então vinham de meses sem vencer amistosos, e chegaram para a “sua Copa” desacreditados. Já os croatas liderados por Luka Modric vêm apresentando um futebol convincente, tanto é que atropelaram a Argentina na segunda rodada com uma vitória por 3 a 0.
O melhor da Copa ainda está por vir!!!!