O município de União da Vitória não tem mais sua Autarquia Municipal de Esportes (AME). Na volta das atividades em 2014, no dia 13 de janeiro foi implantada a Secretaria Municipal de esportes.
O comandante permanece o mesmo, Ademir dos Santos, de diretor da AME passa a secretário Municipal de esportes. Segundo o gestor maiores recursos serão destinados ao setor. “Nosso orçamento será maior, com isso teremos possibilidades de executar projetos mais abrangentes”, disse.
Estrutura
Faz parte do planejamento da secretaria a melhoria de estrutura dos centros esportivos do município, em especial do ginásio de esportes Isael Pastuch e estádio Municipal Antiocho Pereira. “Nos próximo dias estaremos nos reunindo com o setor de planejamento da prefeitura para elaborarmos um projeto de melhoria no estádio Municipal, pois será necessário em uma eventual competição oficial”, destacou.
Estima-se que o custo para as diversas melhorias no estádio entre pintura, vestiários, acessos as arquibancadas, banheiros, entre outros, chegaria a R$ 350 mil. “É um valor considerável, mas o prefeito nos repassou que tendo um projeto existe a possibilidade de viabilizar o recurso”, enfatizou.
Com relação ao ginásio de esportes, também se faz necessária a melhorias nos vestiários, pintura, e principalmente o piso da quadra que está se soltando em alguns pontos. Porem, as dimensões da quadra praticamente impossibilitam uma eventual participação de União da Vitória em competições oficiais, como o Campeonato Paranaense de Futsal.
Além dessas praças, o secretario afirmou que o setor estará dando atenção a outros locais. “Vamos dar todo o suporte para a manutenção dos ginásios nos bairros, parques e também nos campos de futebol suíço do interior”, disse.
União da Vitória a nível Estadual
Diferente de Porto União que é comum as notícias de atletas e equipes conquistando títulos em competição a nível Estadual, o município de União da Vitória está devendo nesse aspecto. Com a secretaria de esportes espera-se um incentivo maior para a formação de atletas e equipes competitivas, e que possam se destacar em Jogos da Juventude, Abertos, Escolares, entre outros. “Vamos repassar os projetos aos professores e destacar a importância de formarmos bons valores em nosso município, que em um futuro próximo poderão conseguir os mesmos feitos que tem Porto União”, enalteceu.
Arbitragem
Já está em andamento o processo licitatório para a equipe de arbitragem que estará à frente das competições organizadas e também apoiadas pela secretaria. “Acreditamos que dentro de um mês já tenhamos a equipe de arbitragem que irá comandar nossas competições, pois trata-se de um ano atípico por causa da Copa do Mundo e eleições, por isso o calendário será apertado”, falou.
Comissão Campeonato Varzeano de futebol de campo
Nessa semana o então coordenador da comissão do Campeonato Varzeano de futebol de campo, Nelson Souza (Nelsinho), confirmou que por motivos de saúde não continuará à frente da organização, e com ele toda a equipe se desliga da competição.
Com isso, nos próximos dias a secretaria de esportes está nomeando uma nova comissão que estará á frente do Varzeano em São Cristóvão. “Lamentamos muito a saída do Nelsinho, mas já trabalhamos com alguns nomes que podem fazer parte da comissão, e pretendemos nos próximos dias confirma-los”, finalizou.