O assustador crescimento dos casos de covid-19 entre os jogadores dos clubes da elite da Inglaterra bagunçou de vez a rodada do fim de semana do Campeonato Inglês. Nesta quinta-feira, a Premier League, responsável por organizar a competição, adiou mais cinco partidas, marcadas inicialmente para sábado e domingo.
De uma só vez, a liga adiou Southampton x Brentford, Watford x Crystal Palace, West Ham x Norwich e Everton x Leicester City. Mais cedo, o jogo entre Manchester United e Brighton já havia sido alterado, pelo mesmo motivo. Todos estão ainda sem nova data. O duelo entre o Leicester e o Tottenham já havia sido adiado, no início desta quinta.
Esta partida foi a terceira remarcada somente nesta rodada, que foi encerrada nesta quinta. Para a rodada do fim de semana, já são cinco jogos alterados. No total, são nove partidas afetadas pelo novo surto de covid-19 nos clubes ingleses.
A Premier League informou que há casos da doença no Brentford, Watford, Norwich City e Leicester City. O Liverpool, que entrou em campo nesta quinta, registrou três casos suspeitos, incluindo o volante brasileiro Fabinho. Ele, o zagueiro Virgil van Dijk e o meia Curtis Jones foram isolados.
Nos casos dos jogos adiados, os times alegaram que não têm jogadores suficientes em boas condições de saúde para compor o elenco. O primeiro atingido foi o Tottenham, ainda na semana passada. O time inglês teve adiado até um jogo válido pela Liga Conferência, terceira competição mais importante da Uefa. Pelo Inglês, acabou não enfrentando o Brighton, fora de casa.
Assim como havia ocorrido com outros times, entre eles o Manchester United, a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido também fechou o campo de treinamento da equipe do Leicester, para ajudar a conter o surto. “A Premier League entende que esta decisão (adiar a partida) irá decepcionar e frustrar os fãs que deveriam comparecer ao jogo desta noite e pede desculpas pelo transtorno e perturbação causados em tão curto prazo.”
O Conselho da entidade avalia as solicitações de adiamento de partidas caso a caso, com base nas regras existentes e nas orientações emitidas para todos os clubes. Também considera os riscos mais amplos para os adversários e outras pessoas com as quais o clube possa entrar em contato.
“Com a saúde e o bem-estar de todos os jogadores e equipe como prioridade, e à luz do recente aumento de casos da covid-19 em todo o país, a Premier League reintroduziu Medidas de Emergência”, afirmou. “Isso inclui protocolos como testes mais frequentes, uso de coberturas faciais em ambientes fechados, observação do distanciamento social e limitação do tempo de tratamento.”