O gostinho do downsizing enfim pode ser sentido no novo Jeep Compass. A recém-lançada linha 2022 do SUV médio aposentou o motor 2.0 Tigershark com 16 válvulas e naturalmente aspirado. E traz o aguardado 1.3 turbo flexível da família GSE turbo da Stellantis, grupo dono da marca. Coube à série especial 80 Anos, alusiva ao aniversário da Jeep, estrear os novos desenho e mecânica.
A edição de aniversário foi a primeira do Compass 2022 a vir para a garagem do “Jornal do Carro”, do “Estadão”. Ela é baseada na intermediária, Longitude, a campeão de vendas do SUV desde 2016, quando o modelo passou a ser feito em Goiana (PE). A tabela parte de R$ 168.890 (em São Paulo, R$ 174.508).
Um olhar muito rápido talvez não revele as sutilezas do novo desenho do Compass. Mas o centro de estilo da Jeep aperfeiçoou as linhas anteriores desta segunda geração do utilitário nacional, que agora exibe visual refinado com iluminação Full LEDs nos faróis, lanternas e luzes auxiliares. O conjunto óptico está ligeiramente mais estreito e conectado à grade.
O para-choque também foi redesenhado e trouxe uma evolução técnica. Segundo a Fiat, houve melhoria de 33% no ângulo de entrada, que era um “defeito” do modelo antigo. Subiu de 16,2° para 21,5°. Muito melhor, naturalmente, para encarar quebra molas e valetas, tão comuns nas ruas do País. Entretanto, ainda distante dos 30,6° de ataque da versão Trailhawk.
Voltando ao desenho, as laterais são a parte menos modificada, até por que se trata de uma reestilização. Assim, o destaque são as rodas de liga leve de 18 polegadas, com pneus 225/55, e os espelhos retrovisores pintados de grafite. É um detalhe da versão de 80 Anos, que também traz uma plaquinha com a silhueta do Willys dos anos 1940.
Atrás, as lanternas exibem exatamente as mesmas formas de antes, com desenho horizontal que invade a área da tampa. Entretanto, o novo arranjo de LEDs é sofisticado e deixou o estilo mais chique.
Outra evolução técnica é que algumas versões receberam o estepe para uso temporário. Nesse caso, a capacidade do porta-malas é ampliada de 410 litros para 476 l.
Se não mudou tanto por fora, o Jeep Compass 2022 é outro carro por dentro. A marca redesenhou todo o painel, que traz padrão de acabamento superior ao do antigo, com muitos detalhes que deixam o ambiente com melhor aparência. A faixa central, por exemplo, traz uma parte coberta com couro com costura pespontada.
Há também molduras com acabamento preto brilhante e outras metalizadas, que combinam com os detalhes externos grafite. Porém, de todos as novidades a principal é a central multimídia Uconnect com tela Full HD de 10 polegadas, processador mais potente e memória interna de maior capacidade.
Além disso, há conexão sem fio com telefones celulares, que permite espelhar as plataformas Android Auto e Carplay de forma mais simples e rápida. Na prática, ao entrar na cabine e acionar o motor, o smartphone já se conecta à multimídia e, automaticamente, abre a interface correspondente à do aparelho (Android ou iPhone).
A conexão à internet é feita por meio de uma parceria com a operadora TIM. Há um chip que o mantém o sistema sempre online, permitindo, assim, acionar algumas funções do veículo de forma remota por meio do aplicativo My Uconnect. É possível, por exemplo, dar a partida no motor, abrir as portas e ver a localização do Compass.
A marca chama a plataforma de Adventure Intelligence. Assim como ocorre nos carros da Chevrolet que têm o serviço OnStar, a Jeep mantém uma central de atendimento para auxiliar seus clientes. Há até um “SOS”, para uso em caso de acidente, que envia a localização do carro ao serviço de resgate.
Além disso, chamam a atenção as boas respostas do motor 1.3 flexível com turbo. Bastaram algumas pisadas no acelerador para notar que o SUV médio da Jeep está muito mais esperto. Embora não seja leve (pesa mais de 1,5 tonelada), o Compass arranca com ímpeto graças aos 27,5 mkgf a 1.750 rpm.
Essa oferta de torque em baixo giro fica ainda mais interessante quando o modo Sport está acionado. O câmbio deixa o motor subir mais as rotações e, assim, o pedal do acelerador fica mais sensível. De acordo com a Jeep, de 0 a 100 km/h são necessários 9,3 segundos.
Ao mesmo tempo em que se revela maior dinâmico, o novo Compass mantém o foco no conforto a bordo. A suspensão tem ajuste firme, embora essa versão do carro não tenha tração nas quatro rodas, que continua sendo exclusividade das configurações com motor 2.0 turbo diesel. Nessas, a potência é de 170 cv e o torque, de 35,7 mkgf. Porém, a sensação é de estar ao volante de um SUV bastante valente.
Porém, os números de consumo vão decepcionar quem espera que o downsizing traria, além de vigor, um comportamento mais frugal. O número melhorou, mas nem tanto, digamos.
Com o 1.3 turbo flex, o SUV médio da Jeep faz, na cidade, média de 10,3 km com um litro de gasolina e 7,1 km com a mesma quantidade de etanol. Na estrada são, respectivamente, 11,9 km e 8,6 km, segundo a marca.
PRÓS E CONTRAS
PRÓS: CONECTIVIDADE
Além de o sistema multimídia ter tela de 10″, há internet e dá até para ligar o motor de forma remota.
CONTRAS: CONSUMO
Com o downsizing, ou seja, a redução do tamanho do motor, era de se esperar um consumo menor.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido: R$ 168.890(*)
Motor: 1.3, 4 cil., 16V, turbo, flex.
Potência (cv): 185 a 3.750 rpm
Torque (mkgf): 27,5 a 1.750 rpm
Câmbio: Automático, 6 m.
Peso: 1.585 quilos
Porta-malas: 476 litros
Comprimento: 4,42 metros
Entre-eixos: 2,64 metros
*R$ 174.509 em São Paulo
FONTE: JEEP