Juventus vence e derruba série invicta de 27 jogos do líder Milan no Italiano

·
Atualizado há 4 anos

Depois de 15 jogos sem perder na atual edição, o Milan, enfim, sofreu sua primeira derrota no Campeonato Italiano, e logo para a Juventus. No San Siro, o time de Turim dominou o rival, venceu por 3 a 1 e diminuiu a desvantagem em relação à equipe rubro-negra, que, apesar do tropeço, continua na liderança. O confronto foi válido pela 16.ª rodada.

O Milan, que era a única equipe invicta na temporada 2020/2021 das cincos principais ligas da Europa, viu cair sua sequência de três vitórias e a série de 15 duelos sem derrota na atual edição do torneio. Ainda assim, soma 37 pontos, recorde do clube desde a temporada 1994/1995, e lidera a liga italiana com um ponto de vantagem para a segunda colocada Inter de Milão. A Juventus subiu para o quarto lugar, com 30 pontos.

A Juventus derrubou a sequência de 27 jogos de invencibilidade do Milan (20 vitórias e sete empates) no Campeonato Italiano, considerando também a edição passada. Foi a maior série entre todos os clubes das cinco principais ligas da Europa. O último revés na liga havia sido em 8 de março de 2020, antes da paralisação por causa da pandemia de covid-19.

Normalmente implacável, Cristiano Ronaldo passou em branco e teve atuação discreta no triunfo de sua equipe. O astro português é artilheiro da competição, com 14 gols, dois a mais que Lukaku, da Inter. Outra estrela, Zlatan Ibrahimovic não esteve em campo. O veterano se recupera de lesão na panturrilha esquerda sofrida em novembro e deve voltar aos gramados neste mês.

Os grandes nomes da vitória da partida foram Chiesa e Dybala. O argentino deu duas assistências para os dois gols do italiano. Destaque para o primeiro deles, anotado aos 17 minutos da primeira etapa. No lance, o meia-atacante passou por Theo Hernández, tocou para Dybala e foi para a área. O argentino deu um lindo passe de calcanhar para o italiano finalizar cruzado, de primeira, no canto direito de Donnarumma.

Naquele momento, a Juventus dominava a partida. No entanto, da segunda metade da primeira etapa em diante, o Milan cresceu e chegou ao empate aos 40 minutos com Calabria, que recebeu de Rafael Leão e arrematou da entrada da área no ângulo esquerdo de Szczesny.

Na etapa final, os visitantes se impuseram e retomaram a vantagem com um novo gol de Chiesa após mais uma assistência de Dybala. Ele chutou de pé esquerdo, no canto direito, para recolocar a equipe em vantagem aos 16 minutos. Aos 30, o meia-atacante norte-americano McKennie, que acabara de entrar, recebeu de Kulusevski e concluiu com força na linha da pequena área para selar o triunfo da Juventus em Milão.

INTER PERDE FORA – A Inter perdeu a oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Italiano, ao ser derrotada pela Sampdoria, nesta quarta-feira, em Gênova, por 2 a 1. Os três pontos deixaram a Sampdoria com 20, em 11.º lugar.

A Inter teve a chance de sair na frente do placar, aos 11 minutos de jogo, mas Alexis Sánchez bateu um pênalti defendido pelo goleiro Emil Audero. No rebote, Ashley Young chutou na trave. O time de Milão se abateu e deu espaço para a equipe da casa crescer na partida.

Aos 23, foi a vez da Sampdoria ter um pênalti, convertido por Candreva. O jogo ficou bastante disputado, com chances de gols para ambos os lados, mas foi o time de Gênova que conseguiu ampliar a vantagem, aos 38 minutos, com Balde, após boa jogada de Damsgaard pela direita.

Sánchez e Lautaro Martínez tentaram de todas as formas diminuir o prejuízo da Inter, mas não tiveram sucesso. O único gol do time visitante só foi sair aos 30 minutos da etapa final com um cabeçada do zagueiro Vrij.

OUTROS JOGOS – Em Crotone, a Roma venceu o time da casa por 3 a 1 e manteve a terceira colocação, agora com 33 pontos. Mayoral (2) e Mkhitaryan fizeram os gols do time da capital italiana, enquanto Golemic diminuiu para os anfitriões, últimos colocados na classificação com apenas nove pontos ganhos.

Com gols de Muriel, Zapata e Gosens, a Atalanta bateu o Parma, em Bérgamo, por 3 a 0, e chegou aos 28 pontos, em sétimo lugar, deixando o adversário com 12 pontos, na 17ª colocação.

O brasileiro João Pedro fez o gol do Cagliari na derrota, por 2 a 1, em casa, para o Benevento, enquanto a Lazio, em Roma, derrotou a Fiorentina, por 2 a 1, com gols do artilheiro Ciro Immoobile. Outros resultados desta quarta-feira: Bologna 2 x 2 Udinese, Sassuolo 2 x 1 Genoa, Torino 1 x 1 Verona e Napoli 1 x 2 Spezia.