O novo Chevrolet Equinox 2022 já está no Brasil. O SUV, que faz parte das quatro estreias que a GM prometeu lançar no País em 2021, chega entre o fim de deste mês e o início de 2022 na versão RS. Embora tenha visual esportivo, o carro feito no México não traz novidades mecânicas. O motor é o conhecido 1.5 de quatro cilindros com turbo e injeção direta de gasolina, e o câmbio é automático de seis velocidades. A tabela deve ficar acima dos R$ 212 mil da versão Premier vendida atualmente.
Neste ano, a categoria de SUVs médios ganhou opções de peso. É o caso do renovado Jeep Compass 2022, e dos inéditos Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Por isso, a atualização feita no Chevrolet Equinox é vital. Faz todo sentido a GM apostar no estilo mais arrojado da versão RS.
Entretanto, é importante lembrar que, em 2020, o Equinox perdeu o motor 2.0 turbo de 262 cv e 37 mkgf. O quatro-cilindros a gasolina era um dos mais potentes da categoria. Assim, o SUV mexicano é oferecido no Brasil apenas na versão Premier com o motor 1.5 turbo. A potência é de 172 cv e o torque é de 27,8 mkgf.
Seja como for, o novo Chevrolet Equinox tem fôlego para encarar os rivais Compass T270 com motor 1.3 turbo flexível de até 185 cv e 27,5 mkgf com etanol. Bem como o Taos 250 TSI, com seu 1.4 TSI turbo flexível de 150 cv e 25,5 mkgf. O Jeep e o VW também têm câmbio automático de seis marchas. Porém, apenas o Chevrolet vem com tração integral.
Na cabine, o Equinox 2022 terá sistema multimídia renovado, com internet e Wi-Fi a bordo. Bem como espelhamento sem fio para celulares com as plataformas Android Auto e Apple Carplay. Assim, o pacote de itens de série será bastante tecnológico e competitivo.
Na versão RS, o Equinox deverá ter um pacote ainda mais recheado que o da Premier. Atualmente, o modelo vem com ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, partida do motor por botão e bancos revestidos de couro. Bem como teto solar panorâmico, entre outros itens.
MENOS POLUIÇÃO
A GM fará ajustes para reduzir as emissões de seus motores a combustão. O objetivo é cumprir as novas regras de controle de poluição veiculares (Proconve L7), que entrarão em vigor no dia 1º de janeiro de 2022.
Os softwares que gerenciam motor e câmbio serão atualizados. E carros como a Spin trocarão o tanquinho de gasolina para partida a frio por velas que aquecem o etanol em dias frios antes de injetá-lo na câmara de combustão.