Cada jogo, um jogo. Na Divisão de Acesso do Paranaense 2023, competição de turno único em sua primeira fase, a estratégia mais acertada parece mesmo ser a de falhar menos do que adversário. Coisa que o Iguaçu aprendeu bem o quanto custa. Ontem (22), jogando no Estádio Antiocho Pereira, o Iguaçu venceu o Toledo EC por 2 a 1 e alcançou o G4 diante da falha do Paraná Clube que, também na 4ª rodada, permitiu empate em seus domínios diante do Grêmio Maringá.
O jogo em União da Vitória fez jus ao domingo gelado, com temperaturas na casa dos 12 graus. Um primeiro tempo em que as coisas começaram bem para a Pantera do Vale quando o lateral Lucão (2) aproveitou o rebote de uma bola cruzada pelo centroavante Romão (9), ajeitou e, com muita calma e habilidade, guardou no canto, aos 18min.
Parecia que seria um domingo de futebol tranquilo. Isso durou apenas sete minutos. Aos 25min, o Iguaçu entregou um lance junto à lateral. Bola cruzada na área e Bruninho (11), de 21 anos e 1,74m cabeceou duas vezes. Na primeira o Léo Lopes fez milagre, mas na segunda, sem chances: 1 a 1. O Toledo viu que podia mais e acuou o time de União da Vitória. A ponto de, num contragolpe do Iguaçu, o Ardley (11) ter precisado parar a jogada por não ter com quem jogar. Felizmente para a Pantera, o capitão Adãozinho (8) estava com sua entrega em campo. Numa boa jogada com o lateral Gean, Adão cruzou e Romão disse a que veio. Em meio à zaga, ajeitou e fuzilou dando o placar do jogo aos 45min da primeira etapa: Iguaçu 2 a 1.
A segunda etapa foi ainda mais fria, embora tenha havido uma imensa entrega de todos jogadores do Iguaçu. Bem por isso, talvez por uma média de idade maior, a Pantera cansou e o jovem time visitante quase empatou numa bola da intermediária que acertou o travessão da trave de Léo Lopes. Foi só. Vivemos novos momentos de esperanças. Com a vitória, o Iguaçu que demonstrou evolução, passou a ocupar a 4ª posição da tabela, com 7 pontos, apenas três atrás do líder Patriotas e um dos dois vice-líderes: PSTC e Andraus. Justamente, senhores e senhoras, os dois adversários das duas próximas rodadas fora de casa.
Isso. A Pantera viaja para buscar os pontos que deixou escapar em seus domínios e só reencontraremos o time em União da Vitória no dia 10 ou 11 de junho (depende da definição da transmissão da TV) e, aí, resta torcer para que estejamos lá em cima na tabela.
Assim sendo, quem quiser mais um pouco do Iguaçu pode acompanhar na tarde desta segunda-feira (22), às 15h o SUB 20 que recebe o Iraty no Antiocho Pereira pelo returno da competição de base. O Iraty ganhou a primeira e está um ponto a frente da Pantera no Grupo C.
Já profissional volta a campo então, domingo (28), em Curitiba ou Campo Largo. Depende do que o adversário Andraus definirá. Jogo crucial nesta caminhada rumo à tão esperada primeira divisão. Dizem por aí que a Pantera ataca mais forte quando sai de casa. Que assim seja.