Com gols de Vandinho e Van Dal o Iguaçu venceu o Laranja Mecânica fora de casa no sábado (13) à noite em Apucarana. Poderia ter sido mais? Acho que sim.
O gol iguaçuano anulado na primeira etapa ainda é algo ainda pouco esclarecido, pois alguns dizem que a arbitragem deu impedimento, outros que o bandeira anotou falta no goleiro, muito embora no volante-zagueiro Heverton não tenha retrovisor.
Cito essa questão não para novamente chorar o gol invalidado, mas para enaltecer outros aspectos dessa diferente forma de competição que é a Divisão de Acesso em seu campeonato de turno único (não gosto, friso).
A começar pelo fato de que as importantes transmissões pela TV Paraná Educativa – uma iniciativa do Governo do Estado encaminhada pelo deputado apaixonado por futebol, Hussein Bakri – nos possibilitam isso: a contestação de lances por meio de imagens, algo que deu origem ao sistema VAR.
Como ainda não temos esse acessório tecnológico na competição, nos resta comemorar a existência das imagens, pois, do contrário, a segundona seria ainda mais segundona: “Teve um gol no primeiro tempo, mas o juizão anulou por falta no goleiro. Mas não foi”.
Pois é. Até então, sem a tevê, esses relatos verbais de testemunhas oculares do campo sempre nos davam impressão de um choro ainda maior. Pelo menos agora, para fins de discussão do “foi não foi”, isso é embasado por imagens e, de quebra, torna a arbitragem mais cautelosa, pois o papel, sabemos, aceita tudo.
Outra questão: precisamos entender que tudo nessa competição é definido assim, nos mínimos detalhes. Vide o Iguaçu que está empatado em pontos com o Apucarana, mas atrás pelo critério de desempate por cartões. Não fosse isso, estaria a apenas uma posição do G4.
Ainda nessa seara – a dos mínimos detalhes -, destacar que o Iguaçu só trouxe esses três pontos de fora de casa devido à decisiva participação do goleiro Léo Lopes que por pelo menos três vezes evitou gols do Laranja Mecânica. Sim, o Léo, ele mesmo que foi criticado no gol de empate do Apucarana na rodada anterior. É isso. Demos uma verdadeira volta por cima ao descascarmos um problema e tanto que era a incômoda parte inferior da tabela. E com uma rodada de resultados extremamente favoráveis, a Pantera do Vale ressurgiu na Série B paranaense e ocupa agora a 6ª colocação, apenas 3 pontos do líder, o PSTC.
E detalhe mais que importante: das cinco equipes à sua frente, o AAI só enfrentou o Apucarana e o Patriotas. Assim, ainda tem confrontos diretos, decisivos e emocionantes com o PSTC (1º), Paraná Clube (3º) e Andraus (4º). Mais vivo do que nunca e com reforços à disposição de Ageu Gonçalves, o Iguaçuzão agora se prepara para receber no domingo (21) o Toledo que também venceu – e bem – na rodada (5 a 0 sobre o Araucária). O promissor jogo será no horário de costume, às 15h30, no Estádio Antiocho Pereira, em União da Vitória.
Com a ingestão dessa “vitamina C” na terceira rodada é preciso aproveitar que a laranja também tem propriedades antioxidantes, melhora a função cognitiva, é fonte de energia e fortalece o sistema imunológico combatendo doenças cardiovasculares.
Ou seja: é momento de não enferrujar, lembrar que mínimos detalhes campo e extracampo definem e, com muita disposição, preparar o coração pelo que vem pela frente na competição. Vamos, Iguaçu!