10 anos do Corpo de Bombeiros de União da Vitória

·
Atualizado há 2 meses

Nesta segunda-feira, 1 de julho, o Corpo de Bombeiros de União da Vitória celebrou o 10º aniversário de sua instalação. A corporação abriu definitivamente suas portas em 1 de julho de 2014, marcando o fim da dependência dos atendimentos realizados pela corporação de Porto União.

01 de julho de 2014

Por mais de quarenta anos, os bombeiros catarinenses prestaram serviços aos municípios da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), incluindo União da Vitória, Porto Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin e Cruz Machado. A unidade de União da Vitória pertence ao 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente localizado em Irati.

Em comemoração ao aniversário, foi realizado um evento especial que homenageou os bombeiros que participaram no auxílio ao recolhimento de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul, além de voluntários de entidades, como a Prefeitura de União da Vitória. Cada homenageado recebeu um certificado em reconhecimento aos seus serviços prestados.

Durante a cerimônia, também foi destacada a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros durante a Cheia do Rio Iguaçu em 2023, relembrando a dedicação e o esforço dos profissionais na proteção e apoio à população.

Após o evento, no Gabinete do Prefeito Bachir Abbas, foi entregue ao Corpo de Bombeiros a primeira versão do novo Plano de Contingenciamento de Cheias de União da Vitória. O documento foi recebido pelo Major Jorge Augusto, pela Capitã Spak do 10º SGBI de Irati e pelo Capitão Fonseca, comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros de União da Vitória.

O novo Plano de Contingenciamento de Cheias traz informações cruciais sobre as ações a serem tomadas pelo município em caso de cheia, incluindo:

– Locais para criação de abrigos emergenciais;
– Espaços designados para montagem de cozinhas comunitárias;
– Formas de aviso às regiões que serão afetadas com antecedência de 48 horas;
– Entre muitos outros pontos importantes.

Este plano foi entregue ao Corpo de Bombeiros para que possam fazer suas considerações e, posteriormente, será divulgado para toda a população, garantindo que todos estejam cientes das medidas e ações a serem tomadas em situações de emergência.

Plano de Contingência

Um Plano de Contingência é o documento que registra o planejamento elaborado a partir do estudo de uma determinada hipótese de emergência em saúde pública.  A SVS definiu como prioritários os Planos de Contingência para dengue, febre amarela,  influenza, hantavirose, leishmaniose visceral e manejo de desastres (inundação e seca).

O Plano de Contingência é um pré-planejamento para possíveis eventos, e serve de subsídio para a elaboração do Plano de  Ação do Evento (PAE). No PC estarão previstas as responsabilidades de cada organização, as prioridades e medidas iniciais a serem tomadas e a forma como os recursos serão empregados para uma determinada tipologia de emergência em saúde pública.

Dia do Bombeiro Brasileiro

Além disso, nesta terça-feira, 2 de julho, é celebrado o Dia do Bombeiro Brasileiro. A data marca a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte em 1856, no Rio de Janeiro. Desde então, esses profissionais dedicam-se não apenas ao combate a incêndios, mas também a iniciativas sociais, educativas e de resgate, incluindo o auxílio a animais e pessoas em situações de risco.