O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que 1,512 milhão de eleitores não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições. Esses eleitores devem regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral a partir dessa segunda-feira, 25, nos cartórios eleitorais. O prazo vai até o dia 25 de abril, e a partir de 12 de maio deste ano os títulos com irregularidades serão cancelados.
O eleitor pode verificar se está em situação regular ou se corre risco de cancelamento do documento no site do TSE ou nos cartórios eleitorais. Não serão expedidas notificações aos eleitores com problemas.
Para regularizar seu cadastro, caso esteja com pendências, o TSE informa que o eleitor deve ir a um cartório eleitoral com documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
De acordo com o Fórum Eleitoral de União da Vitória cada turno não votado ou justificado pelo eleitor será cobrado uma multa de R$ 3,51.