O sistema pré-pago será instalado a partir do ano que vem e será bem parecido com a recarga telefônica pré-paga, pagou, ligou.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer regularizar o sistema em todo o território nacional, já que desde o começo de 2012 a prática esta sendo testada nas comunidades ribeirinhas do Amazonas.
O contribuinte terá que fazer um ‘cartão energia’ e carregá-lo com a quantia que julgar ser necessária para aquele mês, se acaso a quantia for insuficiente para o uso doméstico calculado a luz será cortada imediatamente.
Para tomar cuidado com esse problema a Aneel discutiu um valor mínimo de 1kWh, cerca R$ 0,30. Assim quem pagar a luz terá que fazer o cálculo para não se incomodar em fazer recargas antes do começo do mês. Mas, se a luz acabar antes o contribuinte poderá pelo medidor ou telefone solicitar uma recarga emergencial para não ficar sem luz. Esse crédito de emergência será cobrado na recarga do mês seguinte.
Medidor
De acordo com Aneel o medidor será instalado gratuitamente em todas as residências e quando os créditos de energia estiverem acabando um alarme sonoro e visual será acionado no medidor.
Prós e contras
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) contesta a proposta do novo sistema da Aneel. “Inovações não podem acentuar o desequilíbrio entre consumidores e concessionária e não temos convicção de que os consumidores não ficarão em situação de maior desvantagem com as mudanças”, afirmou o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
Com o pré-pagamento o consumidor deverá calcular o quanto irá gastar em um determinado mês, já na conta pós-paga (sistema em uso atualmente) o consumidor paga sua conta de acordo com o gasto de energia elétrica armazenada e consolidada em dispositivos eletrônicos.
Por outro lado a vantagem de possuir um sistema pré-pago de energia será a isenção da tarifa mínima cobrada atualmente. O governo estuda a possibilidade de erradicar essa taxa para quem aderir o sistema, e, com isso, trazer uma redução de custo como vantagem a quem quiser aderir o sistema.
Nem empresas e nem consumidores serão obrigados aderir o sistema, cabe ao próprio consumidor fazer as contas e analisar o que é melhor para o seu bolso.
Opinião
O consumidor que quiser dar sua opinião tem até hoje, 25, para mandar e-mail, carta ou ligar para a Aneel pelos endereços: e-mail ap048_2012@aneel.gov.br; fax (61) 2192-8839 ou endereço da Aneel: SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030, Brasília (DF).