O município de Antônio Olinto, na região Sul do Paraná, recebeu um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O espaço foi implantado com recursos do Governo do Estado e inaugurado nesta quinta-feira, 13, pela governadora Cida Borghetti.
Cida disse que o Creas representa o cuidado do governo para com a população, especialmente com as famílias mais vulneráveis. “Neste local será feito atendimento especializado a famílias e pessoas que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. Uma equipe multidisciplinar prestará orientação, um suporte, dando um norte importante aos que precisam”, disse a governadora. São mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência, crianças e pessoas idosas. O espaço tem capacidade para atender até 50 famílias por mês.
O prefeito de Antônio Olinto, Fábio Machiavelli, disse que o Creas era esperado há muitos anos. “Hoje estamos comemorando a entrega do equipamento, com a certeza de que é mais uma conquista do município para ajudar a melhorar a vida das pessoas”, disse. Ele explicou que Antônio Olinto já possui um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e que agora, com Creas, será possível a integração das equipes e mais profissionais atuando nesta área. “Poderemos ampliar o atendimento e ajudar as pessoas que passam por dificuldades”, disse ele.
O município é responsável pela formação e contratação dos profissionais. A secretária municipal de Assistência Social, Ariadne Machiavelli, disse que a prefeitura já está preparando concurso público para a formação da equipe que atuará no Creas. “Este espaço trará benefícios para todo o município”, afirmou ela.
ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR
O atendimento é feito por equipe especializada composta por profissionais como assistente social, psicólogo ou advogado. As equipes também trabalham para identificar casos de exploração sexual, situações de trabalho infantil e pessoas em situação de rua, por exemplo.
FAMÍLIA PARANAENSE
O Creas de Antônio Olinto está incluído no contrato do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ações do programa Família Paranaense. O contrato prevê construção de 11 Cras e oito Creas, além de construção de moradias, incentivos para agricultura familiar, geração de renda, qualificação profissional, promoção da saúde e repasse de recursos aos municípios.