Brasileiro confunde preço com qualidade dos carros

A informação é da revista de economia

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Atualizado há 12 anos

Kenneth Rapoza, especialista nos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), considera “ridículos” os valores dos carros no Brasil.

Para ele, o consumidor brasileiro, em busca de status, confunde preço com qualidade. “Desculpem, brazukas… não existe status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand [Cherokee] ou Dodge Durango”, escreveu. “Não se deixem enganar pelo preço. Vocês estão sendo roubados.”

Para fazer a comparação de preços com os praticados nos EUA, Rapoza utilizou-se de dois modelos da americana Chrysler. Ele lembra que os impostos e outras taxas fazem com que um Jeep Grand Cherokee custe até 3 vezes mais no Brasil do que em Miami. Afirma que o modelo 2013 custará US$ 28 mil nos EUA, mas, no Brasil, o carro atual sai por US$ 89.500 (R$ 179 mil).

Outro exemplo citado é o do Dodge Durango, que a Chrysler lançará no próximo Salão de SP, em outubro, por, segundo Rapoza, R$ 190.000 (US$ 95.000). “Não há outra razão [para os preços do Brasil] a não ser a taxação excessiva, de mais de 50% [do preço do carro], e a ingenuidade do consumidor que pensa que dá na mesma pagar por um Cherokee o valor de um BMW X5”, critica.

Fonte: g1.globo.com – conteúdo da revista de economia “Forbes