Cartão do SUS vai se tornar obrigatório nas unidades de saúde

O motivo é a criação de um banco de dados nacional

·
Atualizado há 12 anos

Cartão do SUS vai se tornar obrigatório nas unidades de saúde
O cartão também será obrigatório para as pessoas que tenham plano de saúde privado. (FOTO: Wannessa Stenzel).

Ao que tudo indica é que todos os brasileiros, até o dia 5 de junho, precisarão ter o cartão do Serviço Nacional de Saúde (SUS). O cartão também será obrigatório para as pessoas que tenham plano de saúde privado.

De acordo com o secretário de Saúde de União da Vitória, Luis Carlos Abrão, o documento vai ser necessário para qualquer tipo de atendimento feito pelo SUS, como consultas, exames e cirurgias. O médico explica que o objetivo é a criação de um banco de dados nacional.

A medida viabiliza uma rede, possibilitando, por exemplo, que o histórico médico do paciente seja acessado em qualquer unidade de saúde no território brasileiro.

 

A iniciativa de criar o Cartão Nacional de Saúde tem a finalidade de produzir um banco de dados que identifique os usuários de todo o Brasil e gere um histórico de cada paciente, mediante o número de identificação estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Para solicitar o cartão

Basta se dirigir a qualquer posto de saúde ou à Fundação de Saúde, em União da Vitória, levando carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Para os menores de idade é necessário apresentar a certidão de nascimento, comprovante de residência e a carteira de identidade da mãe.

Vale perguntar

Mesmo com a obrigatoriedade, o usuário deverá ser atendido mesmo sem o cartão?