Ciclovia do Contestado alia saúde, lazer e segurança

·
Atualizado há 10 anos

ciclovia-contestado-portouniao
(Foto: Assessoria).

A sexta-feira, 20, foi o dia de entregar oficialmente a Ciclovia do Contestado, em Porto União. A programação iniciou no final da tarde contando com o cerimonial e atividades esportivas. O espaço com pouco mais de um quilômetro de extensão, localizado atrás da Rodoviária Municipal, na divisa com União da Vitória, oferece agora mais segurança para pedestres e ciclistas.

O Prefeito Anízio de Souza e o Vice-prefeito Aloisio Salvatti receberam os convidados como o presidente da Câmara Almir Borini e demais vereadores, representantes da segurança pública, agências bancárias, entidades e o público em geral. Também participaram esportistas e usuários da ciclovia.

O objetivo da reurbanização, realizada entre a Praça do Contestado e a rotatória da antiga Cabana, é de complementar a estrutura da mobilidade urbana e principalmente oferecer mais segurança para a população, que já utilizava esse percurso, porém em precárias condições. A nova ciclovia garante integração entre as demais já existentes ligando o centro até a Área Industrial de Porto União.

ciclovia-contestado-portouniao2Assim como centenas de pessoas que utilizam essa passagem como caminho para o trabalho, Angela dos Santos, coordenadora do programa AABB Comunidade de Porto União, garante que agora é muito melhor passar por ali. “Desde 1983 utilizamos esse espaço. Antes tinha muito mato, sujeira, os vândalos sempre andavam por aqui, hoje está maravilhoso principalmente para quem utiliza diariamente e várias vezes por dia como faço. Temos que agradecer muito a administração por oferecer esse presente para a população”, comemora. Antes no local, apenas um “carreiro” feito pela intensa passagem de pedestres e ciclistas existia no local, ao lado da linha férrea. As pessoas dividiam o espaço com lixo, mato e animais.

O trajeto recebeu todas as etapas necessárias para garantir um longo tempo de qualidade. Inicialmente as equipes da Secretaria de Obras e Departamento de Urbanismo realizaram a limpeza da área e retiraram muito material inutilizável além de mato, muito lixo e entulho foram encontrados ali. Após, a tubulação e a base foram realizadas, bem como a instalação da iluminação, pavimentação e a sinalização horizontal e vertical do trajeto total. Nas duas extremidades da ciclovia foram confeccionadas barreiras que impedem a passagem de veículos e motos. Ao lado da Praça do Contestado um boneco e uma bicicleta elaborados em ferro oferecem um tom artístico e diferenciado no local.

A obra teve um custo aproximado de 200 mil reais, recursos próprios do município, e foi iniciada no mês de janeiro deste ano, enquanto o Vice-prefeito atuava como Prefeito em exercício.

Salvatti agradeceu a todos pelo empenho e dedicação na realização da obra e ao Prefeito Anízio por oportunizar esse período. “Se essa obra esta concluída hoje é porque teve o esforço de muitas pessoas, as quais temos que agradecer”, afirmou Salvatti. Ele contou que a ciclovia foi algo planejado pela equipe há alguns anos, enquanto era Secretário de Indústria, Comércio e Turismo e agora o desejo foi concretizado. “Isso vai servir para a população por muitos anos, estou feliz por todos aqueles que me apoiaram”, explicou.

O Prefeito Anízio comemora com o mesmo entusiasmo a conclusão da ciclovia. “Essa foi uma obra que queríamos realizar ainda no ano passado, mas por causa da enchente a ciclovia acabou ficando para esse ano”, disse. Ele ainda enfatiza que essa obra trará mais segurança àqueles que utilizam a Avenida Getúlio Vargas. “Agora esses ciclistas ou pedestres, podem utilizar a ciclovia com muita segurança. Tanto os nossos munícipes como os de União da Vitória”, destaca.

Tanto o Prefeito Anízio como Salvatti destacaram o apoio de todos os parceiros como a empresa Kerber, que por meio de Rodrigo Hobi, colaborou na disponibilização gratuita do material utilizado na base de um trecho da ciclovia.

Ao encerrar, o Prefeito resumiu o objetivo dessa área. “Que isso traga além do conforto e segurança, traga saúde a nossa população”.

A iluminação da ciclovia recebe ainda nesta semana os últimos retoques, pois em alguns pontos as lâmpadas não acenderam, mas a equipe está trabalhando para fornecer a iluminação em toda a sua extensão. Mesmo assim, quem trafegou durante a noite pela Ciclovia, já utilizou trechos iluminados.

Outra novidade, firmada durante a cerimônia de inauguração, foi com a Polícia Militar, que se prontificou em realizar diariamente rondas pelo espaço, para coibir práticas de atos ilícitos por parte de meliantes.

Ao concluir os discursos e descerrar a placa inaugural, o Departamento Municipal de Esportes coordenou um momento de prática de atividades físicas.  Um passeio ciclístico e uma caminhada fez parte do pacote. Para auxiliar o público presente foram disponibilizados copinhos de água, cedidos pela Sanepar, e atendimento de enfermagem pela Secretaria de Saúde do município.

O ciclismo, representado por profissionais e amadores da modalidade das Gêmeas do Iguaçu, contou com o passeio realizado de maneira muito rápida por alguns.  Como explicou um dos destaques nacionais do ciclismo Diego Gabrislosviski. “Muito bom para andar. Fiz um tiro e alcancei média de 50 km/h. O asfalto é ótimo”, garante.

Outra opinião bastante positiva e entusiasmada veio do ciclista e empresário no ramo Marcus Teixeira. “O ciclismo tem mais a crescer com esse apoio que a prefeitura está dando ao pessoal que usa a bicicleta como meio de transporte, meio de saúde ou mesmo por lazer”, concluiu.

Após o passeio alguns presentes receberam medalhas, o ciclista mais novo e o mais idoso, a bicicleta mais original, a mais antiga, a menor, a maior fizeram parte do entretenimento da tarde.