O recall foi anunciado primeiro pelas empresas Chicco e Burigotto na quinta-feira, 11. As marcas detectaram um problema nas fivelas que prendem o bebê na cadeirinha do carro, as fivelas de segurança. O problema em fecho pode acarretar desprendimento da criança. As empresas afirmaram que não receberam nenhum tipo de registro de acidente, mas como prevenção decidiram começar o chamamento.
Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, a campanha de chamamento envolve o modelo Auto-Fix, da Chicco, equipados com o dispositivo “Daphne 0” e comercializadas entre 1º de janeiro de 2010 e 16 de maio de 2013.
No caso da Burigotto, fazem parte da campanha de recall os modelos Burigotto Neonato, Peg-Pérego Tri-Fix K e Navetta XL, fabricadas entre janeiro de 2010 e maio de 2013.
Cerca de 7.800 unidades da Chicco e 5.100 da Burigotto estão inclusas na Campanha.
O alerta também está disponível no site das empresas. Nas páginas estão anexadas fotos das cadeirinhas que têm o problema.
A marca Galzerano e Inglesina também informou o recall, devido aos mesmos problemas.
Troca
Mais detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça. A marca Chicco comunicou que as informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 2000210, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, ou pelo site.
A Burigotto colocou o telefone 0800 770 2298 à disposição dos clientes, que também podem obter mais informações pelo site.
As outras marcas, o consumidor deverá buscar a loja onde comprou e tirar as dúvidas sobre troca nesses locais.
União da Vitória
O empresário Silvio Iwanko, dono das Casas Estrelas, informou que em sua loja são revendidas as marcas Burigotto e Galzeano. E para orientar os compradores dessas marcas, Silvio disse que está à disposição de seus consumidores.
Modelos do recall
Chicco modelos Autofix e Synthesis;
Inglesina modelo Huggy;
Burigotto modelo Neonato;
Peg-Pérego modelos Tri Fix K, Navetta XL;
Galzerano modelo Picolina.